Amazonas marca presença nas Paralimpíadas Escolares com Iago Souza como porta-bandeira
(Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc)
SÃO PAULO (SP) - Representando o Amazonas na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2024, o jovem estudante Iago Jose Souza Canto foi o porta-bandeira da delegação baré na cerimônia de abertura, realizada no fim da tarde desta terça-feira (26) no Centro de Treinamento Brasileiro (CPB), em São Paulo.
Acompanhado de seu pai, José Maria Oliveira Canto, que acompanhou o filho a conduzir o estandarte amazonense, o pequeno era só alegria pela honra em ser convidado à solenidade.
Portador da Distrofia Muscular de Duchenne, Iago possui uma doença degenerativa na qual vai perdendo as forças nos músculos. E, apesar da condição, ele passou pela pista "in door" no CPB com muita alegria.
(Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc)
O pai de Iago, José Maria Canto, não mora em Manaus. Atualmente, ele vive na cidade de Recife (PE), mas a distância não foi obstáculo para ele se manter longe do filho. Mesmo porque Iago faz todo o tratamento na capital pernambucana.
José Maria Oliveira Canto, pai de Iago, acompanhou o filho a conduzir o estandarte amazonense (Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc)
O coordenador do Núcleo de Desporto Escolar da Secretaria de Educação e Desporto Escolar, Joniferson Vieira, elogiou a representação amazonense na cerimônia .
Coordenador do Núcleo de Desporto Escolar da Secretaria de Educação e Desporto Escolar, Joniferson Vieira (Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc)
O presidente do CPB, Mizael Conrado, elogiou a organização do evento e a participação de representantes dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.
Conrado também lembrou aos jovens talentos que o destino deles também pode ser a seleção.
As Paralimpíadas Escolares, considerada o maior evento esportivo em idade escolar do mundo, começa nesta quarta-feira (27), tendo o Amazonas representantes no atletismo, bocha, tênis de mesa, natação, halterofilismo e parabadminton.
Na edição do ano passado, a equipe baré retornou para Manaus com 37 medalhas na bagagem e três recordes escolares batidos.
*Repórter viajou a convite da Secretaria de Educação e Desporto Escolar.