Representatividade

Jovem amazonense conduz bandeira do estado na abertura das Paralimpíadas Escolares 2024 em SP

Amazonas marca presença nas Paralimpíadas Escolares com Iago Souza como porta-bandeira

Jhonny Lima
jhonny.lima@acritica.com
26/11/2024 às 20:32.
Atualizado em 26/11/2024 às 20:38

(Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc)

SÃO PAULO (SP) - Representando o Amazonas na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2024, o jovem estudante Iago Jose Souza Canto foi o porta-bandeira da delegação baré na cerimônia de abertura, realizada no fim da tarde desta terça-feira (26) no Centro de Treinamento Brasileiro (CPB), em São Paulo. 

Acompanhado de seu pai, José Maria Oliveira Canto,  que acompanhou o filho a conduzir o estandarte amazonense, o pequeno era só alegria pela honra em ser convidado à solenidade. 

Portador da Distrofia Muscular de Duchenne, Iago possui uma doença degenerativa na qual vai perdendo as forças nos músculos.  E, apesar da condição, ele passou pela pista "in door" no CPB com muita alegria.

"Que privilégio representar meu Estado!", confessou o pequeno Canto, aluno do 2° ano do ensino médio, momentos antes da cerimônia de abertura.  

(Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc)

AMOR QUE ULTRAPASSA FRONTEIRAS 

O pai de Iago, José Maria Canto, não mora em Manaus. Atualmente, ele vive na cidade de Recife (PE), mas a distância não foi obstáculo para ele se manter longe do filho.  Mesmo porque Iago faz todo o tratamento na capital pernambucana.

"Eu fico em Recife, trabalho em Recife, mas periodicamente estou vindo a Manaus, para visitá-lo, às vezes ele vai, passa um período lá comigo. Todo mês eu estou lá em Manaus com ele, ou ele está em Recife comigo", frisou.  

José Maria Oliveira Canto, pai de Iago, acompanhou o filho a conduzir o estandarte amazonense (Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc)

O coordenador do Núcleo de Desporto Escolar da Secretaria de Educação e Desporto Escolar, Joniferson Vieira, elogiou a representação amazonense na cerimônia .

"O Amazonas foi bem representado pelo Iago. Ele honrou o nosso Estado, pois mesmo estando na cadeira de rodas motorizada ele conseguiu conduzir com mestria o mastro, dispensando até a ajuda do pai. Isso para nós é gratificante, pois mostrou um menino de atitude e esperamos essa mesma atitude amanhã, na bocha."

Coordenador do Núcleo de Desporto Escolar da Secretaria de Educação e Desporto Escolar, Joniferson Vieira (Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc)

O presidente do CPB, Mizael Conrado,  elogiou a organização do evento e a participação de representantes dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. 

Conrado também lembrou aos jovens talentos que o destino deles também pode ser a seleção. 

"Se inspirem nos nossos heróis que conquistaram a maior quantidade de medalhas nas Paralimpíadas para o Brasil. Um dia pode ser você", finalizou .

INÍCIO DAS COMPETIÇÕES

As Paralimpíadas Escolares, considerada o maior evento esportivo em idade escolar do mundo, começa nesta quarta-feira (27), tendo o Amazonas representantes no atletismo, bocha, tênis de mesa, natação, halterofilismo e parabadminton. 

Na edição do ano passado, a equipe baré retornou para Manaus com 37 medalhas na bagagem e três recordes escolares batidos. 

*Repórter viajou a convite da Secretaria de Educação e Desporto Escolar.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por