Esta foi a primeira vez que o brasileiro de 18 anos disputou a chave principal de um Grand Slam, após se destacar no qualifying com atuações que animaram os fãs brasileiros
(Foto: WILLIAM WEST / AFP)
O jovem João Fonseca, uma das maiores promessas do tênis brasileiro, teve uma estreia memorável na chave principal de um Grand Slam. Com apenas 18 anos, o carioca superou o russo Andrey Rublev, atual número 9 do mundo, por 3 sets a 0 no Aberto da Austrália, confirmando o bom momento que já vinha mostrando nas últimas semanas e empolgando a torcida brasileira.
No primeiro set, não houve quebras de saque, mas Fonseca brilhou no tiebreak, vencendo por 7-1 e fechando a parcial em 7-6. Na segunda etapa, o brasileiro quebrou o serviço de Rublev logo no início, ampliando sua vantagem e vencendo por 6-3.
O terceiro set foi mais disputado: após Rublev conseguir uma quebra de saque, Fonseca respondeu na sequência, levando o jogo a um novo tiebreak. Demonstrando frieza e confiança, o brasileiro fechou a partida com 7-5 no desempate, totalizando pouco menos de 2h30 de jogo.
“Nada mal”, brincou Fonseca após a vitória em Melbourne. “Aproveitei cada instante da minha estreia nesta quadra. Foi incrível contar com o apoio da torcida brasileira. Joguei meu jogo e agora estou na segunda rodada”, declarou.
Atual número 112 do ranking mundial, Fonseca enfrentará na próxima rodada o experiente italiano Lorenzo Sonego, 55º colocado e dono de quatro títulos no circuito profissional.
No final de 2024, o jovem tenista já havia conquistado os holofotes ao vencer o Next Generation ATP Finals, torneio que reúne os melhores atletas da temporada com menos de 20 anos, competição que já teve como campeões Jannik Sinner (2019), atual número 1 do mundo, e Carlos Alcaraz (2021). Além disso, no início de janeiro, Fonseca conquistou o Challenger 125 de Camberra, alimentando no público brasileiro a expectativa de um sucessor de Gustavo Kuerten no tênis.