Disputas definiram representantes amazonenses para a fase nacional da competição em 2025
(Divulgação / Faud)
Com a participação de atletas de seis instituições de ensino superior, a Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud) realizou no último sábado (23/11), a etapa estadual dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Praia 2024. As disputas foram realizadas na Arena Paris, localizada no bairro Parque das Laranjeiras, zona centro-sul de Manaus.
Entre as modalidades oferecidas, o Amazonas definiu representantes para a fase nacional da competição em oito disputas, quais sejam águas abertas, basquete 3x3, beach tennis, beach wrestling, cross training, futevôlei, vôlei de praia e vôlei 4x4 misto.
Disputas - No beach tennis masculino, os atletas da Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins), Ian Victor e Reginaldo Júnior, levaram a melhor sobre a dupla da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Igor Thierry e Artur Mota, após vencerem dois jogos.
Com três equipes na disputa, o vôlei 4x4 misto contou com três jogos. Ao final dos duelos, vitória para o time 1 da UniNilton Lins, que levou a melhor sobre os adversários da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e time 2 da UniNilton Lins.
O vôlei de praia masculino será representado pela dupla Arthur Perote e Guilherme Bessa, da UniNilton Lins, que levou a melhor sobre os adversários da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Djherondhy Pinheiro e Mateus Souza, por 2 sets a 0.
Os duelos mais acirrados foram protagonizados pelas atletas de vôlei de praia feminino. Na oportunidade, a vaga da modalidade para a etapa nacional foi disputada pelas duplas da UniNilton Lins, Aline Neves e Ana Clara Amoêdo, e Jaiane Dantas e Raissa Dias. Com uma vitória cada, o confronto entre as duplas chegou ao tie-break, sendo vencido por Aline e Ana Clara.
Preparação - Para a presidente da Faud, Lilian Valente, mais do que uma seletiva, essa etapa é uma forma de preparar os atletas para a fase nacional das disputas. “Tivemos excelentes duelos na seletiva e poder definir tão logo os representantes estaduais para a competição nacional em 2025 é também uma forma de colaborarmos com a preparação desses atletas para as disputas do próximo ano”, explicou.
A competição - Em 2024, o Amazonas brilhou nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Praia, ocasião em que realizou a conquista inédita de nove medalhas, dois troféus e duas convocações para o Campeonato Mundial Universitário de Praia. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), foi realizada no mês de agosto, no Rio de Janeiro.