Torneios incluem desde categorias de base, até o lançamento da Copa da Floresta Delas
(Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)
Com calendário recheado, a Federação Amazonense de Futebol (FAF), apresentou 16 competição que serão realizadas neste ano de 2025. A entidade divulgou em coletiva que ocorreu nesta quinta-feira (06/02), no auditório Antônio Prudente da Costa, na sede da instituição.
As primeiras competições serão nas categorias de base. No total serão dez categorias, sendo sete masculinas (sub-20, sub-18, sub-16, sub-14, sub-12, sub-10 e sub-8) e três femininas (sub-15, sub-17 e sub-20).
Em março, os meninos na faixa etária de 8 anos e até 10 anos entram em campo, com finalização em agosto. Já os de 12 anos, até os 16 anos, iniciam jogando em julho em terminam em outubro. Por sua vez, os de 18 anos entram em campo em maio, e os 20 anos em agosto até novembro. O campeão e vice do Sub-20 garantem vaga na Copa do Brasil em 2026, além do campeão alcançar participação na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha.
(Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)
(Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)
O diretor de base da FAF, Thiago Durante, explicou que as mudanças nas datas serão para dar melhores tempos de preparação para o representante na Copinha.
“A ideia principal das competições, da mudança de data das competições, é para poder dar mais tempo de preparação e mais jogos de preparação para o nosso representante na Copa São Paulo do Futebol Júnior. Então o calendário mais ajustado, mais voltado para essa preparação, ele é importante”, disse.
As meninas entram em campo primeiro na categoria até 15 anos entre outubro e novembro. As de 17 anos, de setembro até novembro, e 20 anos, de maio até novembro também. A novidade para o futebol feminino será a criação da Copa da Floresta Delas, competição amadora, que reúne seleções dos municipais do Amazonas.
(Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)
(Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)
Para a diretora do futebol feminino da FAF, Alessandra Campelo, a nova competição trará oportunidades para as mulheres dos municípios mostrarem o talento com a bola no pé.
Enquanto a Copa da Floresta categoria masculino ocorre em junho, as meninas duelam em setembro.
(Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)
(Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)
Em 2025, a bola também rola no Campeonato Amazonense Série B. Assim como 2024, este ano, a competição será Sub-23. Ou seja, os times devem ter jogadores com idade de 23 anos. Acima dessa faixa etária só poderão ser escalados até cinco atletas por partida. O torneio tem início previsto para maio até julho.
A Super Copa da Amazônia terá sua segunda edição em dezembro. A primeira edição da competição reuniu a seleção de Silves, campeã da Copa da Floresta, e o Manaus FC, atual campeão amazonense, onde o Gavião do Norte levantou a taça de vencedor. Porém, o planejamento da FAF passa pela participação de clubes de estados.
(Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)
(Foto: Jeiza Russo/A CRÍTICA)