Craque célebre

Ex-jogador Diego Ribas ministra palestra motivacional em Manaus

Ex-meia palestrou na tarde desta segunda-feira (5) e contou sobre as suas lutas no futebol até chegar ao topo

João Pedro Gomes
craque@acritica.com
05/08/2024 às 18:55.
Atualizado em 05/08/2024 às 18:55

(Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)

O ex-jogador Diego Ribas palestrou para jogadoras do 3B e crianças do Instituto 3B na tarde desta segunda-feira (5) no auditório localizado no Centro de Treinamento do clube no bairro Aparecida, zona Sul de Manaus. O ex-meio-campo, que sempre teve grande destaque em sua carreira, abordou assuntos como: o início do seu sonho no futebol, rejeições da vida e muito mais.

No decorrer do seu discurso, o craque mostrou um pouco de tudo que foi necessário para conseguir alcançar todos os seus objetivos, sendo algo extremamente importante para todos que estavam ali presentes: crianças que sonham em ser jogadores (as), atletas do futebol feminino e outras diversas pessoas de todas as idades.

(Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)

Além disso, o ex-jogador trouxe relatos pessoais de suas primeiras frustrações e como lidou com aquilo para seguir no seu sonho.

“Eu desisti pela primeira vez do meu sonho aos 11 anos… Ser jogador de futebol é dolorido, não é nada romântico. Vale a pena, mas tem que se pagar o preço… Os vencedores não desistem dos seus sonhos. Se dê quantas chances forem necessárias. O importante é seguir em frente.”

A palestra durou um pouco mais de 1h, Diego relatou todo a sua história no futebol, desde o momento saiu de Ribeirão Preto-SP, quando criança, até todo o seu trajeto glorioso no futebol. Ele chegou até mesmo a recusar o São Paulo.

Com seus 11 anos, após um período de testes, ele passou nas avaliações do Tricolor Paulista e quando iria assinar o contrato com o clube, decidiu recusar e voltar para casa. Porém, não demorou muito para que o então jovem recebesse um novo desafio, dessa vez no Santos e foi lá aonde deu os seus primeiros passos no futebol.

Começo difícil no futebol europeu

Diego também contou a sua história no futebol europeu, aonde no começo foi bem difícil e chegou a ser descartado pelo treinador do Porto (Portugal), de um dia para o outro. Então foi nesse momento que surgiu um novo clube, Werden Bremer (Alemanha), aonde ele se restaurou, voltou aos seus dias de glória e chegou até ser indicado entre os melhores atletas do mundo.

(Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)

Depois disso ele passou a vestir as cores da Juventus (Itália), Wolfsburg (Alemanha), Atlético de Madrid (Espanha) e Fenerbahçe (Turquia). Além disso, ele também contou um pouco dos seus sonhos com a seleção brasileira, no qual desejava muito ter disputado uma Copa do Mundo e também falou sobre a sua jornada no Flamengo. Diego chegou no clube carioca em 2016 e saiu em 2022, tendo conquistado 12 títulos, sendo duas Libertadores da América.

A palestra foi promovida pelo diretor Bosco Bindá, que é presidente da equipe feminina de futebol, o 3B. O dirigente disse estar muito grato com a apresentação do ex-jogador e citou também que vai querer trazer mais atletas:

“Foi um prazer muito grande ter trago o Diego Ribas e eu quero trazer muito mais. Uma hora quero trazer o Zé Roberto, o Ricardo Oliveira… que são grandes palestrantes. Trazendo aqui pro instituto e mostrar para a comunidade do esporte em geral, o que é a força de vontade, a persistência, o dia a dia… são nas dificuldades que a gente cresce e ele mostrou isso. A persistência é a chave do êxito, essa é uma frase que carrego comigo. Eu desde 2017 tentando e esse ano consegui o acesso”, comentou.

Além de jogador, pai

Após a palestra, Diego participou de uma pequena coletiva de imprensa aonde falou de mais assuntos de sua vida pessoal, familiar, profissional e muito mais:

“A minha missão como pai é ser um pai melhor do que eu meu pai foi para mim e ele continua sendo baita pai. Eu sou fã dele, é o meu amigo e ídolo. Então agora a minha missão é ser ainda melhor para os meus filhos. Acredito que o verdadeiro sucesso começa dentro de casa e pensando dessa forma eu entrego pros meus filhos o que tenho de melhor, com a minha presença, atenção, cuidado… para que eles possam ter algo tão valioso. Eu sou realmente apaixonado por família. Tem uma energia poderosa que podemos usar a nosso favor”.

(Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)

Ao ser questionado sobre o que mais ajuda para poder desenvolver suas palestras, ele disse:

“O que mais me ajuda foram as experiências que eu vivi, as dores que eu tive, os momentos de dificuldades e as soluções que eu encontrei diante desses momentos de dificuldades na minha vida. Isso me dá total propriedade para poder compartilhar com as pessoas. Eu sempre falo com total humildade porque cada um aqui tem a sua história e devem ser valorizados por isso. Mas o que me traz hoje toda a experiência, conteúdo para estar fazendo o que faço, a parte de todo o treinamento que eu faço para hoje ser um comunicador… são as experiências. Tudo que eu vivi e trago como prova nessa palestra, mostrando imagens e vídeos para que eu possa transmitir para as pessoas e de alguma forma agregar na vida delas.”

Ele concluiu dizendo: “Temos que enfrentar os riscos e é muito importante que a gente não deixe de alcançar os objetivos por falta de preparo. Aqui todas as minhas conversas com as pessoas são para que elas saiam melhor do que um dia já foram”.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por