Com a responsabilidade de levar o Nacional ao topo, o veterano atacante conta com o apoio da torcida e promete balançar as redes no campeonato amazonense
(Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)
Aos 38 anos, Hernane Brocador encara o desafio de vestir a camisa de mais um time grande na carreira: a do Nacional Futebol Clube. Principal nome da temporada do Leão da Vila Municipal, o atacante está ciente de toda a responsabilidade que o grupo terá no Campeonato Amazonense de 2025: conquistar calendário para o ano que vem e é para isso que ele tem se preparado.
O jogador foi apresentado na última terça-feira e já treina com o elenco azulino no CT Barbosa Filho, o objetivo, segundo ele, é chegar perto da excelência para, dentro de campo, corresponder às expectativas da torcida. Perguntado sobre a adaptação, ele garantiu que tudo tem corrido bem.
Acostumado a jogar em clubes grandes, o atacante tem no currículo passagens – e títulos – por Flamengo, Sport, Grêmio, Bahia e São Paulo, o que pode ser um bom sinal para a torcida, que é de não sentir o peso da camisa e nem das cobranças que possam surgir. Tranquilo, o jogador garante que é só balançar as redes para que possa cair nas graças dos torcedores.
(Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)
Na temporada passada, Hernane passou pela Portuguesa-RJ, onde disputou o Campeonato Carioca e a Série D do Campeonato Brasileiro. Em seguida, teve uma breve passagem pelo Carajás-PA, onde fez apenas três jogos e saiu sem marcar gols. Para chegar no estado do Amazonas, o baiano explicou que o principal atrativo foi o projeto apresentado pelo clube de voltar a figurar entre os protagonistas do estado no futebol brasileiro e o primeiro passo para isso é garantir o retorno às competições nacionais, o que só é possível conquistando a vaga através do Barezão.
Aos 38 anos, Hernane faz parte do time de jogadores veteranos que têm se mostrado longevos no futebol brasileiro. O segredo, segundo ele, é se cuidar, principalmente no que diz respeito a hábitos de sono e alimentares para conseguir apresentar um futebol competitivo dentro de campo.
(Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)
Sobre o que faria no pós carreira, Hernane disse que ainda não definiu bem, mas que tem feito cursos, mas sinalizou que o que quer que faça, irá seguir no meio do futebol. “Já estou tirando as minhas licenças, fazendo alguns cursos ou quem sabe, estando desse outro lado, na parte de comunicação, mas eu não sei o que faço ainda no pós. Estou me preparando para quando parar de jogar bola seguir”, respondeu.
Dentre os feitos relevantes da carreira, talvez o maior deles, está a conquista da Copa do Brasil com o Flamengo em 2013. Hernane foi o autor do segundo gol do Rubro-Negro carioca em cima do Athletico-PR naquela final do Maracanã. O feito garantiu o tricampeonato da competição para um time que estava passando por um processo de reestruturação e que é celebrado por torcedores até hoje.
(Foto: Paulo Bindá/A CRÍTICA)
Com o nome eternizado na história do Flamengo, o Brocador sabe da presença massiva de rubro-negros na capital amazonense e espera que o carinho que vai receber seja, inclusive, na forma de fazer com eles marquem presença no estádio para acompanhar o Nacional e torcer para que ele balance as redes.
Hernane Brocador e o Nacional estreiam no Campeonato Amazonense no dia 25 de janeiro na Arena da Amazônia. O primeiro desafio será contra o Manaus, atual campeão amazonense, às 19h.