paraesporte

Equipe amazonense conquista 8 medalhas no 1º dia do Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-17

A estreia dos paratletas barés foi satisfatória, com uma medalha de ouro, seis medalhas de prata e uma de bronze

Jhonny Lima
cidades@acritica.com
16/10/2024 às 19:51.
Atualizado em 16/10/2024 às 19:51

Alex Aldrey, Raianne Vitória e Cleonor Antunes, medalhistas amazonenses (Foto: Divulgação)

A equipe amazonense Endurance conquistou oito medalhas no primeiro dia de competições no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-17, disputado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na cidade de São Paulo (SP).

A estreia dos paratletas barés foi satisfatória, com uma medalha de ouro, seis medalhas de prata e uma de bronze. Estreante na competição nacional, Raianne Vitória sentiu o gosto de subir no lugar mais alto do pódio na prova de 400 metros, classe T54 (atletas de corrida em cadeira de rodas). Ela também arrastou a prata na prova de 100 metros.

Debutando em competições nacionais e viajando pela primeira vez de avião, Raianne Vitória celebrou o ouro conquistado. “Estou muito feliz”, disse a jovem. 

Outros dois paratletas amazonenses conquistam duas medalhas, cada. Experientes e com várias medalhas em competições escolares. Detentor do atual recorde do lançamento do disco, quebrado nas Paralimpíadas Escolares de 2023, e também medalhista de ouro no lançamento de dardo e arremesso de peso, Manassés Cruz ficou com duas medalhas de prata no Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-17. 

Manassés nasceu com perda auditiva, paralisia cerebral e plexo braquial esquerdo (interrupção dos sinais que vão do cérebro para os músculos), devido a negligência médica durante o parto, ocorrido em uma maternidade particular em Manaus. E é por meio do paradesporto que ele se dedica diariamente a buscar as melhores marcas, com o auxílio da família e do professor Joaquim Filho.

Estreando nas provas de velocidade, Cleonor Camarão levou no primeiro dia, duas medalhas, uma de prata (400m) e outra de bronze (100m). Ano passado, na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, ela havia ficado com a prata no lançamento de dardo e bronze no lançamento de disco.

Ludmarlon Rocha (prata no arremesso de peso, classe F13) e Alex Andrey (prata na prova de 100 metros) fecharam o primeiro dia de conquistas de medalhas  no CT Paralímpico Brasileiro.

“Estou muito feliz com o meu resultado, apesar de não ter sido o que eu esperava, pois não era um peso que estou acostumado. Amanhã quero melhorar ainda mais”, explicou o jovem Ludmarlon. Ele treina competiu com  implemento (peso) de 5kg e treina com o de 4kg.

Ludmarlon, Alex Andrey, Cleonor, Manassés e Raianne (da esq para a dir) (Foto: Divulgação)

Feliz por ter ficado com a medalha de prata nos 100m, Alex Andrey confessa que superou suas próprias expectativas. “No nacional eu estava em expectativa e não pensei que iria alcançar o pódio, mas consegui alcançar meus planos e tenho visto que posso melhorar cada vez mais. Amanhã, tenho mais duas provas e a meta é alcançar o ouro”, profetizou o “Mini Bolt”, como é conhecido. 

Expectativas superadas

O representante do Núcleo de Desporto Escolar da Seduc, professor Joniferson Vieira, elogiou a participação dos paratletas amazonenses e destacou que todos melhoram suas marcas e resultados . “Estamos muito felizes, porque é uma competição de alto rendimento e que nossos alunos, que são escolares,se saíram muito bem, porque superaram nossas expectativas”, concluiu.  

Nesta quinta…

Para esta quinta-feira (17) e último dia de competições, Ludmarlon compete nas provas de lançamento do disco e salto em distância; Alex Andrey compete no salto em distância e nos 400 metros; Manassés compete no lançamento do disco e Raianne nos 800 metros. Raianne compete nos 800m.

1° dia de Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-17

- Raianne Vitória do Nascimento Rabelo - medalha de ouro na prova de 400 metros, classe T54, e prata na prova de 100 metros, classe T54.

- Ludmarlon Rocha de Souza - medalha de prata no arremesso de peso, classe F13;

- Alex Andrey Oliveira - medalha de prata na prova de 100 metros, classe T47;

- Cleonor  Camarão Antunes - medalha de prata na prova de 400 metros classe T37 e bronze na prova de 100 metros classe T37; 

- Manassés Cruz Moura dos Santos - medalha de prata na prova do arremesso do peso, classe F35, e prata no lançamento do dardo, classe F35.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por