Quem vencer a semifinal entre Cavs e Warriors vai enfrentar o Black Hawks, que já está com vaga garantida na decisão do campeonato amazonense de 2024
Garantido na final, o atual campeão amazonense Amazon Black Hawks aguarda a semifinal entre Cavs e Warriors (Foto: Bárbara Cristina)
Chegou a hora da decisão do campeonato amazonense de Flag Football 2024. A equipe Amazon Black Hawks já está na final e só aguarda a definição do seu adversário, que será o vencedor da semifinal entre Ajuricaba Warriors e Manaus Christian Cavaliers. Tanto a semifinal quanto a final serão realizadas neste domingo, a partir das 8h, a semifinal, e, às 10h30, a final, na Vila Olímpica de Manaus, Zona Centro-Oeste, com entrada livre ao público.
A classificação das equipes Black Hawks para a final, e do Ajuricaba Warriors e Manaus Cavaliers, para as semifinais, aconteceu na fase regular da competição, ocorrida nos dias 28 e 29 de setembro. Na ocasião, as três equipes foram as melhores colocadas das disputas.
Para se manter invicto
O jogador Diego Ceuta, safety do Black Hawks, falou sobre a expectativa da equipe, que é a atual campeã amazonense e que não só vai lutar por mais um título, como também para manter a invencibilidade na competição. “Estamos no sexto amazonense, desde 2019 e, desde então, a nossa equipe nunca perdeu uma partida sequer, então nós estamos numa expectativa muito grande”, ressalta.
Há uma semana, o Black Hawks, assim como o Ajuricaba Warriors, estavam na maior competição do Brasil de Flag Football, a Copa do Brasil - SuperFinal 2024, quando ficaram com o 7° e o 11° lugares, respectivamente, e Diego admite que será um desafio superar o cansaço de ter enfrentado vários jogos de alto nível no torneio nacional: “estamos bastante cansados, alguns de nossos atletas acabou adquirindo uma lesão, mas temos uma outra parte (do time) que não pôde ir à SuperFinal e estará também nos representando”, explica.
Em função do último final de semana agitado na SuperFinal, a equipe decidiu não treinar durante a semana para resguardar os atletas, mas se sentem “completamente preparados, e estamos esperando a equipe ou Ajuricaba ou Manaus Cavaliers, e quem vier a gente já tem uma estratégia montada para poder definir tanto o título quanto a nossa invencibilidade”, garante Ceuta.
Semifinal de “responsa”
O Ajuricaba fez um treino leve durante a semana (pós SuperFinal), mas descansou, principalmente, e o jogador Marco Almeida, Center do time, garante que a equipe já está pronta para outra: “fizemos um treino leve, mais para simular situações que podem acontecer durante a partida, mas estamos confiantes porque vamos com o time inteiro; todos que estavam lesionados tiveram alguns dias para se recuperar, inclusive eu, e estamos confiantes para passar pelo Cavs e enfrentar o Black na final”.
O Cavaliers teve duas semanas desde a SuperFinal da Taça Prata, em que participou, para se recuperar e chegar bem para o Amazonense. A equipe aposta no trabalho de ascensão feito durante todo o ano para alcançar a vitória: “as expectativas são as melhores possíveis; construímos um bom trabalho durante essa temporada, obtivemos resultados positivos que, de certa forma, influenciam positivamente para a decisão no fim de semana”, destaca Gerson Gomes, preparador físico do time.
O presidente da equipe, Carlos Vale, afirma que o adversário da semifinal é “uma das equipes mais competitivas do Norte”, mas também garante que o Cavaliers estudou o adversário; que já obteve uma vitória contra os Warriors neste ano, e acredita que a equipe “está no caminho certo; agora é aplicar o que treinamos e manter o foco em busca da final”, disse.