Tricampeãs

Coreia do Norte vence o Japão e é tricampeã mundial sub-20

Choe Il-son marcou o gol da vitória sobre as japonesas na final da competição que aconteceu na Colômbia

Portal A Crítica
online@acritica.com
22/09/2024 às 19:47.
Atualizado em 22/09/2024 às 19:47

Gol de Choe Il-son definiu a vitória norte-coreana por 1 a 0 na final do torneio (Reprodução/ Fifa.com)

Durante boa parte das últimas quatro semanas, houve uma sensação de que esse excelente time da Coreia do Norte era imbatível. Enquanto outros decaíam fisicamente, elas melhoravam; enquanto a confiança alheia vacilava, a Coreia se tornava mais confiante.

Um por um, as norte-coreanas derrubaram alguns dos maiores nomes do torneio – dentre eles estava o Brasil, que sonhava com o primeiro título e foi eliminado pela Coreia do Norte nas quartas de final. Depois, na semifinal, os Estados Unidos caíram diante delas.

Agora, foi a vez de o Japão perder a final.

Com isso, a Coreia do Norte se junta a Alemanha e EUA como as únicas tricampeãs da Copa do Mundo Feminina Sub-20. É significativo que tenha sido esta geração – uma das melhores da história do torneio – a atingir essa marca.

Entre o fim da tarde e o início de domingo (22), em Bogotá, o Japão chegou tão perto do gol quanto chegou perto da cordilheira de Monserrate, que circunda o Estádio El Campin. No fim das contas, as japonesas estiveram quase sempre distantes da rede.

O time comandado por Ri Song-ho controlou a partida desde o início e nunca reduziu o ritmo, sufocando o Japão com uma pressão implacável, movimentação vertiginosa sem a bola, contra-ataques venenosos e finalizações cirúrgicas.

Trata-se de um trabalho em equipe de alto nível, mas, no centro deste coletivo, estava a vencedora da Chuteira de Ouro da adidas, Choe Il-son. A jovem de 17 anos exigiu uma defesa inteligente de Akane Okuma logo no comecinho do jogo, antes de abrir o placar com um golaço aos 15 minutos do primeiro tempo.

Ela dominou a bola pela esquerda do ataque, passou facilmente por duas marcadoras (Rio Sasaki e Aemu Oyama) e acertou um chute espetacular direto para o gol.

O Japão teve dificuldade para resistir à pressão coreana, e muitas vezes acabou recorrendo às finalizações de longa distância porque não conseguia invadir a área. Em uma destas tentativas, Manaka Matsukubo fez a bola raspar o travessão.

As japonesas finalmente tiveram seu primeiro chute a gol (com alvo certo) aos 82 minutos, mas a fraca tentativa de Shinomi Koyama foi defendida pela arqueira Un Gyong Chae.

E a Coreia do Norte, nação dominante na Colômbia 2024, agora é tricampeã mundial.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por