destaques

Com 10 medalhas conquistadas, atletas de Wrestling do AM são destaque nos Jogos da Juventude

Com quatro medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze, o Amazonas está na 10ª posição no ranking geral dos Jogos.

Jéssica Santos
craque@acritica.com
21/11/2024 às 20:29.
Atualizado em 21/11/2024 às 20:29

Os atletas do Amazonas já subiram 13 vezes ao pódio dos Jogos da Juventude (Foto: Luiggi Bacelar)

Os atletas do Amazonas já subiram 13 vezes ao pódio nesta edição dos Jogos da Juventude, sendo 10, graças a conquistas vindas do Wrestling. No total, a equipe conquistou três medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze. Além das medalhas no wrestling, o Amazonas garantiu uma medalha de prata no judô e outras duas de bronze no badminton. 

Com o resultado, o Amazonas subiu para a 10ª posição no ranking geral de medalhas por Estado. O melhor desempenho do Amazonas na competição até hoje foi o 12º lugar. Em 1º lugar, está São Paulo, em segundo, Santa Catarina, e em terceiro, o Rio Grande do Sul.

Na última quarta-feira (20), os lutadores do Estado conquistaram a terceira medalha de ouro do Wrestling para o AM, por equipe, na categoria greco-romanamasculina. No feminino, a equipe ficou com a prata, no Estilo livre. Mas de onde vem o diferencial dos atletas do Amazonas para se destacarem na modalidade? 

Segundo uma das técnicas que acompanhou a equipe, Ketellen Fernandes, o segredo é “dedicação e trabalho duro”. Ela ressalta que “todos os atletas são muito dedicados”, e que “a distância e dificuldade que enfrentam para chegar em um campeonato é o que dá mais vontade de vencer”.

Na disputa por mais medalhas, o Amazonas se classificou para a final do vôlei de praia masculino, que vai acontecer na sexta (22), contra o Tocantins. Além disso, também amanhã, o Amazonas vai entrar em quadra para a disputa do terceiro lugar, no basquete masculino.

Puro ouro

O atleta Francisco ‘Russinho’ Panduro, 15, conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos. Ele é aluno da Escola Estadual (EE) Imaculada Conceição, em Benjamin Constant (distante 1.121 quilômetros de Manaus) etambém participou, no início deste mês de novembro, da Gymnasiade, principal campeonato escolar do mundo, em Bahrein, quando conquistou a medalha de prata.

Sobre seus resultados nos Jogos da Juventude, Russinho destacou sua felicidade: “estou muito feliz com as medalhas de ouro. O nível dos Jogos da Juventude é muito alto, e consegui me sair muito bem. Mostra que estou no caminho certo. Quero continuar competindo e viajando pelo mundo. Amo meu esporte”

Vitor Braga, aluno da EE Professora Ruth Prestes Gonçalves, também foi à Gymnasiade e, logo depois, veio aos Jogos da Juventude para conquistar duas medalhas de ouro, e volta para casa com vontade de chegar ainda mais longe: “estou em evolução no esporte e quero cada vez mais. Quem sabe, chegar em uma olimpíada. Estou muito feliz”, destacou. 

Sobre os Jogos

A competição, que está sendo realizada em João Pessoa (PB), começou no dia 13, reunindo 4.200 atletas estudantes de 26 Estados e Distrito Federal, representando suas escolas em 18 modalidades esportivas. As disputas do segundo bloco de competições seguem até quinta-feira (21), nas modalidades vôlei de praia, águas abertas e basquete masculino, mas os Jogos vão até o dia 28 de novembro, com o atletismo, voleibol e handebol. No total, 151 atletas do Amazonas participam dos Jogos.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por