Judoca amazonense teve um ano cheio de conquistas, incluindo o ouro no Mundial Sub-18 e o bronze no Sub-21, e as vitórias nos campeonatos brasileiros Sub-18 e Sub-21
Clarice Ribeiro, judoca amazonense (Fotos: Anderson Neves / CBJ)
A amazonense Clarice Ribeiro (Minas Esporte Clube), de 16 anos, não deu chance para as adversárias na última etapa do Campeonato Brasileiro de Judô Sênior, conquistando o lugar mais alto do pódio na competição, realizada em Vila Velha – ES, no último final de semana. No sábado (23), no ginásio Tartarugão, Clarice consagrou-se campeã do Brasileiro Sênior, a principal categoria do judô. O Campeonato reuniu mais de 300 judocas de 26 Estados brasileiros.
Clarice (categoria Ligeiro - 48kg) provou que sua constância de pódios nos últimos campeonatos dos quais participou, incluindo os ouros no Brasileiros e Mundiais Sub-18 e o bronze no Sub-21, não veio à toa, vencendo Yonara Angelin (RJ), Sarah Mendes (RS), Hanna Nascimento (SP) e Eduarda Francisco (RJ), no seu caminho até o ouro.
Após a conquista no Brasileiro, a judoca disse que achou as lutas “muito boas”, e também acrescentou que ficou satisfeita com o ouro: “estou muito feliz porque me esforcei muito para conseguir esse resultado”. A mãe de Clarice, Sandra Casas, que acompanha de perto a trajetória da filha no judô, disse que a vitória “foi emocionante, especialmente depois de ela ter batido na trave na disputa de bronze no Troféu Brasil”, ressaltou.
Aron Barbosa, que foi técnico de Clarice durante dez anos na academia Fort Judô, estava presente no Brasileiro Sênior, e disse que “foram muitas emoções”, estar lá como técnico e também como torcedor da Clarice. “Acompanhei de perto a conquista da Clarice, que um dia foi nossa aluna, ‘prata da casa’, e que hoje representa o Minas Tênis Clube, com a condução do sensei Gabriel Silva e toda a equipe multidisciplinar do Minas, o qual agradeço por toda a estrutura brindada à atleta”, destacou. Aron também destacou o apoio da família de Clarice na conquista, e desejou que a judoca “possa alçar voos cada vez mais altos e siga sempre em frente. Independentemente de onde estiver, estaremos sempre na torcida”, finalizou.
Todos os campeões do Brasileiro Sênior de 2024 serão premiados com uma convocação para uma etapa internacional com a seleção brasileira de judô. Além disso, de acordo com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), as comissões técnicas das seleções de base e principal acompanharam o Brasileiro Sênior in loco, em Vila Velha, para observar e analisar o desempenho dos principais atletas do Brasil e de potenciais judocas para receberem investimentos no ciclo Los Angeles 2028.
Faixa preta e Training camp
Além da vitória na categoria Sênior, Clarice receberá, nesta terça-feira (26), a faixa preta de judô, pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), no Rio de Janeiro, onde várias homenagens estão sendo feitas a atletas brasileiros da modalidade, conforme explica a mãe de Clarice, Sandra Casas: “alguns atletas serão homenageados, alguns olímpicos, e no caso da Cice, ela receberá a promoção”.
Depois do Brasileiro em Vila Velha e da homenagem no Rio, Clarice fará um treinamento em Tóquio, no Japão. A judoca vai acompanhar o Grand Slam, nos dias 7 e 8 de dezembro, e depois ficar para o training camp, de 9 a 20 de dezembro.