Evento tem o objetivo de reunir a capoeira e a cultura afro-brasileira, através de palestras, oficinas e conversas voltadas ao cenário da capoeira no Amazonas
A programação está sendo realizada no Colégio Adalberto Valle, no Aleixo (Foto: Divulgação)
Neste fim de semana está acontecendo o ‘Gingando na Selva’ - o Encontro Cultural da Amazônia, evento que tem o objetivo de reunir a capoeira e a cultura afro-brasileira, através de palestras, oficinas e conversas voltadas ao cenário da capoeira no Amazonas. A programação está sendo realizada no Colégio Adalberto Valle, no Aleixo.
Esta é a 4° edição do “Gingando na Selva”, que foi realizado pela primeira vez em 2010, depois, em 2014, 2021, e agora, em 2024, realizado pela Escola de Capoeira Educando com Ginga, como projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo, e apoio da Conselho Estadual de Cultura - Conec, Governo do Amazonas e Governo Federal.
No sábado foram realizadas as oficinas que fecharam o Encontro: a oficina de maculelê, que é uma dança em grupo, batendo bastões ao ritmo dos atabaques e ao som de cânticos em dialetos africanos ou em linguagem popular; de confecção de caxixi, um pequeno cesto de palha trançado, de origem africana; também oficina sobre lesões na capoeira; capoeira de Angola e capoeira regional. Na sexta-feira, também foram feitas oficinas sobre percussão; capoeira infantil; musicalidade e sobre samba.
Sobre as oficinas, a organizadora do evento Roberta Navalha, afirma que elas “vem incentivar a capoeira, de uma forma democrática, pois há oportunidades para todos”, incluindo vários estilos e a inclusão da oficina também para o público infantil.
Mestre Camaleão, supervisor do evento, disse que a capoeira do Amazonas “já teve muitas fases, boas e ruins”. E que agora, “estamos passando por uma fase boa, com as ações do Conselho Estadual de Cultura e essas leis de incentivo à cultura, que têm alavancado muito os projetos e eventos de capoeira em todo o Estado, aumentando o número de praticantes, o índice técnico e as qualificações profissionais”.
Oficinas vem incentivar a capoeira, de uma forma democrática (Foto: Divulgação)
Conforme Roberta Navalha, o "Gingando na Selva “é um projeto que tem o intuito de disseminar a capoeira e a cultura popular no estado, tanto para os praticantes da capoeira, como para o público em geral que tem interesse em conhecer e saber um pouco mais”, afirma.
Ela explica que se trata de um evento muito importante “pois assim oportunizamos ao público oficinas variadas, que vão agregar conhecimento para a vida pessoal e profissional de cada um, principalmente para os que trabalham e para os que praticam a capoeira no estado, gerando uma troca de experiência significativa entre os participantes”, acrescenta.
Esta é a 4° edição do “Gingando na Selva”, que foi realizado pela primeira vez em 2010, depois, em 2014, 2021, e agora, em 2024