Com homenagem a Marcus Cordeiro ‘Javali’, competição deve reunir cerca de 50 amantes da modalidade, com o objetivo de ‘manter vivo’ o esporte
No total, cerca de 50 atletas se inscreveram para participar do evento que acontece na piscina da Vila Olimpica (Divulgação/CAPA)
Neste sábado, a partir das 14h, a piscina da Vila Olímpica de Manaus vai matar as saudades de realizar um Campeonato amazonense de Polo aquático. A competição vai homenagear uma personalidade querida dos desportos aquáticos do Amazonas, o nadador e jogador de polo, Marcus Cordeiro “Javali”, que empresta seu nome à etapa, realizada pela Federação amazonense de desportos aquáticos - FADA, em parceria com o Clube Amazonense de Polo Aquático (CAPA). O campeonato terá a participação de novos atletas, de competidores da atualidade e, também, de ex-atletas de polo.
No total, cerca de 50 atletas se inscreveram para participar do evento, que vai funcionar da seguinte forma: serão montados quatro times, sendo que os nomes das equipes (Sr.Frio, PK tecnologia, Distribuidora Javali, APPBMAM) correspondem aos patrocinadores do evento, “com o objetivo de incentivar mais apoio ao esporte”, explica Matheus Guedes, diretor técnico do campeonato. No torneio, todos os times se enfrentam e, a partir daí, a fase decisiva inicia: o 1° e o 2° colocado disputam a final, e o 3º e o 4º disputam o troféu de 3º lugar.
Richard explica que a modalidade se mantém “aos trancos e barrancos, praticamente sem piscina para treinar e com muitas dificuldades e, principalmente, sem renovação”, e que, por isso, a realização do campeonato amazonense é importante, para que “os atletas antigos sigam ativos, e para que, também, a gente chame mais pessoas para conhecer o polo aquático, procurar, aprender, e até para conseguir ajuda em projetos futuros, patrocínios para viagens ou até para montar a base mesmo que é um projeto que a gente quer idealizar aí, que é revelar novos talentos, então a gente precisa ter essa visibilidade”, destaca.