Após 8 etapas realizadas, os campeões das categorias Cadetes, Novatos, Graduados B e Graduados A foram conhecidos
(Foto: Winnetou Almeida)
No último sábado e domingo, 9 e 10 de novembro, o kartódromo da Vila Olímpica ferveu com a adrenalina e velocidade da última etapa do Campeonato amazonense de Kart, realizado pela Associação Amazonense de Kart (AAKA). Após um ano de disputas acirradas nas curvas e retas do kartódromo, os campeões das categorias Cadetes, Novatos, Graduados A e B foram definidos.
Na Graduados A, o campeão de 2024 foi Luiz Santana Jr. (134 pontos), em segundo ficou Ricardo Rafael (126 pontos) e, em terceiro, Paulo de Carli Filho (103 pontos). Na Graduados B, o campeão foi Enzo Magalhães (134 pontos), seguido por Dylan Holanda (132 pontos) e Cacá de Carli (108 pontos). Na categoria Cadetes, o campeão foi Gustavo Lemos (147 pontos), seguido de perto por Caleb Rabelo (142 pontos) e por Enrico Magalhães (114 pontos). E na categoria Novatos, Adenir Ferreira foi o campeão de 2024, com 147 pontos, seguido por Mário Júnior (138 pontos) e Alexandre Rabelo (88 pontos).
Cícero Barbosa, secretário da AAKA, disse que em 2024, o kart do Amazonas ganhou visibilidade com a transmissão das corridas em TV aberta e que isso também fez aumentar o número de adeptos à modalidade. Além disso, Cícero elogiou o nível dos pilotos da temporada: “o nível foi muito bom, principalmente na disputa da competição, fato que os títulos de todas as categorias só foram decididos na última etapa”, ressalta.
Mas, mesmo com o crescimento da modalidade neste ano, incluindo pilotos participando de competições nacionais, Cícero relata “o pouco reconhecimento do kart no Estado e a falta de apoiadores para o automobilismo” como as maiores dificuldades encontradas.
Do kart sucateado ao alto do pódio
O campeão da Cadetes, Gustavo Lemos, de 12 anos, começou nos karts dos shoppings de Manaus, até que, em março deste ano, um tio de Gustavo viu um kart “sucateado” em Boa Vista, como conta o pai do piloto, Gilmar, que resolveu comprar o equipamento, investir em colocar o kart para funcionar, e com ajuda de vaquinhas on-line, a família pôde inscrever Gustavo no campeonato.
“Logo na primeira corrida, o Gustavo ficou em terceiro lugar, mesmo com um kart antigo como era esse primeiro dele, de 2012, enquanto os demais pilotos competem com karts zero km, ou de 2023, 2022. E ele competiu as três primeiras etapas nesse kart, até ganhar visibilidade entre os kartistas, e conseguimos um kart mais novo, de 2016, e assim ele se tornou campeão de três etapas seguidas”, explica Gilmar. E foi assim que Gustavo foi ganhando mais e mais apoio, tanto dos colegas do kart, quanto de patrocinadores e amigos, que colaboraram para que ele trocasse mais uma vez de chassi (de 2022), e se saiu muito bem, conquistando o campeonato”, conta Gilmar.
A categoria Cadetes é a porta de entrada do kart profissional, e agora o objetivo de Gustavo é progredir no esporte, representando o Amazonas em competições nacionais em 2025, como o Campeonato paulista de kart e o Campeonato brasileiro da modalidade. “Fizemos vaquinhas antes de todas as etapas para colocá-lo no grid (do campeonato amazonense). Os custos são muito altos e não temos um patrocinador máster, então ele está em busca de um patrocinador para a temporada 2025”, explica Gilmar.