destaque

Caio Arcos conquista dois ouros e um bronze nos Jogos Universitários Brasileiros de 2024

Nadador amazonense dominou o nado costas, na competição, faturando três medalhas, sendo duas douradas

Jéssica Santos
craque@acritica.com
15/10/2024 às 19:59.
Atualizado em 15/10/2024 às 19:59

Caio Arcos consquistou o ouro nos 100 e 200m costas e um bronze nos 50m costas (Foto: Divulgação)

O nadador amazonense Caio Arcos, 20, conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze, nos Jogos Universitários Brasileiros de 2024, o JUBs. A competição reúne os principais atletas do país, no âmbito das universidades, e Caio alcançou o lugar mais alto do pódio nas provas de 100 e 200m costas (com os tempos de 58’ e 2’08”, respectivamente), e o 3º lugar nos 50m costas (com o tempo de 27 segundos). As provas de natação aconteceram entre os dias 9 a 12 de outubro, em Brasília – DF.

Caio disse que se sentiu “muito feliz com as medalhas”; e que elas vieram “para somar” na sua carreira. Também ressaltou que o JUBs não era seu foco no momento; que seus tempos foram “longe” dos melhores resultados que já teve, mas também disse ser “muito satisfatório poder representar o Amazonas em uma competição como essa, em nível nacional”, e completou: “foi uma competição divertida de participar e fiquei muito feliz”.

Leandro Freire, técnico de Caio, avalia como “já esperadas”, as medalhas do nadador, e ficou feliz de ver seu atleta no pódio, e no alto dele, em dose dupla, mas afirma que a principal competição de 2024 para Caio ainda está por vir: o JUBs foi uma parte da preparação para o final do ano. O foco é o Campeonato Brasileiro da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), em dezembro, no Rio, na piscina do Fluminense; e o nadador garante que já está focado nesse desafio: “agora eu vou concentrar todas as minhas energias nos meus treinos pra essa competição e estarei treinando muito pra me superar e melhorar meu tempo”.

Caio competiu representando a Faculdade Estácio, onde cursa Engenharia de software, e o Instituto Pedro Nicolas, onde treina em Manaus. Já os apoios para que Caio siga treinando e competindo são seus pais, e também o Bolsa-Atleta Federal e o Bolsa-Atleta Estadual.

No total, 10 atletas representaram o Amazonas na natação do JUBs 2024. Além de Caio, a atleta Elysa Maia, que cursa Medicina na Universidade Nilton Lins, e também treina no Instituto Pedro Nicolas, garantiu mais um pódio, com o bronze nos 100m costas, e o tempo de 1’11”.

Sobre o JUBs

Os JUBs começaram na terça-feira (8) e seguem até o dia 19. Com aproximadamente 7 mil participantes de todos os estados e do Distrito Federal, o evento, consolidado como o maior do esporte universitário da América Latina, reúne 375 instituições de ensino superior e 31 modalidades esportivas.

Principais resultados da carreira de Caio:
2024 – 2 medalhas de ouro e uma de bronze nos JUBS
2024 - Disputou a Seletiva Olímpica 
2023 - Finalista no Troféu Brasil
3x Vice Campeão Brasileiro 
2022 - Finalista no Mundial Estudantil na França 
2022 – Multimedalhista na Copa Pacífico na Bolívia 
Maior Recordista Absoluto da Natação Amazonense com 7 Recordes Individuais 
Multirrecordista Norte/Nordeste

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por