Tricolor arrecadou muitas glórias dentro do cenário nacional, sendo um dos maiores campeões de todo o país
(Foto: Divulgação)
Relembre como foi a campanha do Campeonato Brasileiro de 1977, que terminou com o primeiro título do torneio para o São Paulo Futebol Clube. O Tricolor arrecadou muitas glórias dentro do cenário nacional, sendo um dos maiores campeões de todo o país. Mas, como toda história tem um começo, a de títulos de peso do time começou na temporada em questão.
Originalmente chamado de Copa Brasil, aquela edição da competição nacional permaneceu para sempre nos corações dos torcedores do Time da Fé. Além disso, aquela temporada também ficou marcada pela mão da Ditadura Militar, interferindo no regulamento. Ao todo foram 62 clubes disputando a mesma taça.
A disputa, inclusive, teve diversas fases. Para começar, os clubes foram divididos em seis grupos, classificando os cinco primeiros de cada e com os demais indo para a repescagem. Assim, os que passaram foram divididos em mais seis grupos, com os três primeiros de cada repartição avançando.
Já na terceira etapa da competição, mais grupos foram formados, envolvendo aqueles que foram avançando e também os que voltaram da repescagem. No entanto, nessa etapa só o primeiro dos quatro grupos continuou a sua jornada em busca da taça. O São Paulo, por exemplo, fez campanhas de destaque em todas as fases, eliminando alguns grandes clubes e chegando na tão sonhada semifinal.
São Paulo na fase eliminatória de 1977
Então, na fase eliminatória, enquanto o Atlético Mineiro ficou de um lado, para enfrentar o Londrina, o São Paulo ficou de outro, tendo como adversário o Operário. Com classificações dos dois maiores, a final era uma das situações mais esperadas de toda aquela temporada. Para aquela fatídica decisão, inclusive, o Alvinegro chegava com certa moral, tendo em vista que, alguns anos antes, o Galo já tinha conseguido arrecadar a taça em questão, em 1971.
Mas, no Campeonato Brasileiro de 1977, porém, o time de Belo Horizonte não teve a mesma sorte. O torneio em questão tinha tudo para ser uma grande festa para os mineiros, já que a final seria decidida em jogo único, dentro do Mineirão. No dia 5 de março de 1978, inclusive, apareceram mais de 100 mil pessoas para acompanhar o embate, que, infelizmente, não contou com gols.
Porém, nas cobranças de penalidades máximas, a emoção não faltou. Depois de Toninho Cerezo estrear as batidas perdendo, dois atletas do Tricolor também perderam. Mas, depois disso, mesmo depois de dois acertos do lado alvinegro, os paulistas conseguiram dar a volta por cima, acertando os três últimos e contando com dois erros do adversário.
Um dos grandes responsáveis por aquela conquista do São Paulo, com certeza, foi o treinador, Rubens Minelli. O comandante ficou marcado por ter sido o primeiro da história a conquistar três Brasileirões em seguida, dois deles pelo Internacional, nos anos anteriores, e o último com o Tricolor.
A taça em questão acabou sendo muito importante para a história do Tricolor, tendo em vista que iniciou uma trajetória que hoje tem todas as glórias possíveis. Depois de vários anos dourados regados a conquistas, o São Paulo se tornou o Campeão de Tudo, algo que não é tão facilmente alcançado, nem mesmo pelos gigantes nacionais.