Campeão Brasileiro no salto triplo, Benjamin vai disputar a prova no Sul-americano, no próximo domingo, dia 8
(Foto: Luiggi Bacelar/Seduc)
Chegou a hora da competição mais aguardada do ano para o atleta amazonense, Benjamin Oliveira, campeão brasileiro Sub-18 de Salto Triplo, que irá representar a Seleção brasileira de Atletismo, no Sul-americano de Atletismo da categoria, entre os dias 6 e 8 de dezembro, em San Luís, na Argentina. O atleta viaja nesta quarta-feira (4).
Esta será a primeira competição internacional de Benjamin, e ele conta que está tentando conter a ansiedade, usando a tática de não colocar tanta expectativa no torneio: “estou muito ansioso, mas tentando ficar o máximo possível tranquilo; tentando lidar como se fosse um campeonato normal, tipo amazonense”, explica.
Benjamin disse também que sua preparação foi muito boa e que está ansioso para finalmente chegar à Argentina e fazer o seu melhor: “trabalhei com técnicas novas, que me ajudaram em pontos que eram bem difíceis para mim, e a minha confiança está a mil porque eu tenho muita chance de medalha”, destaca.
É assim que pensa também o técnico de Benjamin, Jorge Reina: “estou até mais ansioso do que o Benjamin, mas a preparação dele foi de acordo com o planejado. O objetivo era manter os resultados nesta última competição (os Jogos da Juventude) para ir um passo à frente na próxima, e está tudo certo mesmo; poderia ter saltado mais, mas saltou quase de trás da tábua”, explicou Reina, sobre a medalha de prata de Benjamin nos Jogos da Juventude, quando repetiu sua melhor marca, de 15.51.
Sobre a competição
No total, a delegação brasileira irá ao Sul-americano com 67 atletas (32 mulheres e 35 homens), vários competindo pela primeira vez fora do País, na categoria que é considerada a porta de entrada para o atletismo internacional.
Para quem quiser acompanhar a competição, o Sul-americano será transmitido pelo canal do YouTube, TV Atletismo Brasil.
Ano especial
Benjamin, treinado pelo professor Jorge Alfredo Reina, treina na Vila Olímpica de Manaus e vem conquistando resultados expressivos na sua carreira. Este ano, no mês de setembro, Benjamin conquistou o primeiro lugar no Campeonato brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18, no Recife-PE, alcançando sua melhor marca até então, 15 metros e 51 centímetros.
Em novembro, foi a vez de Benjamin conquistar mais uma medalha importante: a prata, nos Jogos da Juventude, em João Pessoa - PB, quando repetiu sua melhor marca, de 15.51, ficando atrás apenas de Davi Souza, que atingiu a marca de 15.55, a 6ª melhor marca do mundo na categoria Sub-18, em 2024.
“A minha avaliação do resultado de Benjamin (nos Jogos da Juventude) foi muito positiva, pois o foco ele é mesmo o Sul-americano. Davi Souza fez o seu melhor resultado na competição; no salto dele foi tudo realizado com perfeição”, ressaltou Reina, técnico de Benjamin.