Espanhol naturalizado guineense, Carlos Akapo, de 31 anos, chega à Onça-pintada após passagem pelo San Jose Earthquakes, que disputa a MLS
(Foto: Divulgação)
O Amazonas FC segue reforçando seu elenco para a temporada de 2025. Na tarde desta sexta-feira (14), o Aurinegro anunciou a chegada do lateral-direito Carlos Akapo. O atleta disputou as duas últimas edições da Major League Soccer (MLS) pelo San Jose Earthquakes. Além disso, ele é o primeiro jogador africano a vestir a amarelinha na história.
“Para mim é um desafio novo, em um novo continente. O Amazonas tem crescido muito em pouco tempo e penso que é uma nova oportunidade para poder conquistar títulos e subir para a Série A”, declarou o novo contratado da Onça-pintada, que se junta a Tiago Cametá, Bernardo e Luiz Felipe como opções para a lateral-direita.
Nascido em Elche-ESP, o defensor de 31 anos tem dupla nacionalidade e rotineiramente figura entre os convocados para a seleção de Guiné Equatorial, inclusive como capitão da equipe. Formado pelo Huracán Valencia-ESP, ele acumula passagens por Numancia-ESP, Valencia B-ESP, Huesca-ESP e Cádiz-ESP, além do SJ Earthquake, clube da MLS. Por seu país, atuou 41 vezes e anotou dois gols – disputou as duas últimas edições da Copa Africana de Nações (2022 e 2024).
Integrado ao elenco, Akapo aguarda agora sua regularização junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para ficar à disposição do técnico Aderbal Lana. Com o Aurinegro, ele terá pela frente as disputas do Campeonato Amazonense, das Copas Verde e do Brasil, além da Série B.