FIM DE JOGOS

Amazonas encerra partipação nas Paralimpíadas Escolares com 37 medalhas conquistadas

Ao todo, foram conquistadas 17 de ouro, 11 de prata e nove de bronze durante os três dias de competições.

Jhonny Lima
Jhonny.lima@acritica.com
29/11/2024 às 21:13.
Atualizado em 30/11/2024 às 10:34

Abraão de Almeida, prata na prova dos 800m (Foto: Jhonny Lima)

SÃO PAULO (SP) - A delegação do Amazonas se despede das Paralimpíadas Escolares levando para Manaus 37 medalhas, sendo 17 de ouro, onze de prata e 9 de bronze conquistadas durante três dias de competições, realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. Nesta sexta-feira  e último dia provas, foram 14 medalhas.

Destaques do dia foram os estreantes nas Paralimpíadas Escolares, Thayla de Oliveira, Raianne Vitória, Luís Guilherme, Aldemir Tavares, Leonardo Cardoso e Abraão de Almeida, que retornam para Manaus com no mínimo uma medalha no peito, cada. 

Aluno da Escola Estadual Jorge Karan, Leonardo subiu no lugar mais alto do pódio na prova do  arremesso de peso e prata no salto em distância. Mostrando a nova cara da renovação da equipe. Vale destacar que, neste ano, houveram desfalques na delegação devido ao paratleta ter completado a idade limite para competir ou terem concluído o Ensino Médio.  

Abraão superou todos os seus limites  na prova dos 800m, diante de outros paratletas vem velozes. Mas, ouvindo as orientações do professor Joniferson Vieira, ele colocou em prática as técnicas fundamentais de corrida de meio-fundo, tomando a dianteira logo na largada, resistindo até os 100 metros finais.  

Mas a segunda colocação é a medalha de prata mostrou que Abraão, aluno da  E.E. Dom João de Souza Lima, pode muito mais e com bastante treino. 

O pequeno Aldemir Tavares foi descoberto pelo professor Joaquim Filho durante os Jogos Inclusivos da Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 3 e integrado à seleção amazonense.

Com pouco tempo de treino ele ainda conquistou a medalha de bronze no lançamento do dardo

Experiência

Na natação, o estudante-paratleta Samuel Félix  fecha os três dias de provas com três medalhas de bronze, nas provas de 400m livre, 100m livre e 50m livre.

"Eu me senti satisfeito porque eu melhorei meu índice em várias provas, então estou num patamar em que estou bem satisfeito, estou bem preparado para o ano que vem e que eu possa melhorar e trazer mais medalhas", profetizou o aluno da E.M. Antônina Borges de Sá.

O coordenador do Núcleo de Desporto Escolar da Secretaria de Educação e Desporto Escolar, Joniferson Vieira, exaltou o desempenho dos jovens partletas, apesar da transição que a equipe passa.

"Estou muito feliz com o resultado, apesar de não batermos o recordes de medalhas, pois estamos nessa fase de transição. Perdemos, pela idade ou a conclusão do ensino médio, muita gente experiente. Mas temos gente nova. E a Seduc cedeu as passagens aéreas indistintamente, pois ali tem alunos da rede estadual, privada, federal e municipal. Para nós, é Amazonas.", disse  Vieira.

Novidades

Para o ano de 2025, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) planeja realizar as Paralimpíadas Escolares em novo formato,  com duas semanas de competições.  

A novidade foi anunciada durante a cerimônia de abertura do evento e reforçado pelo  coordenador do Núcleo de Desporto Escolar da Secretaria de Educação e Desporto Escolar, Joniferson Vieira, que destacou o objetivo de ser necessário a realização da competição em duas semanas.

Conforme o CPB, nos dias 17 a 22 de novembro de 2025, as Paralimpíadas Escolares serão realizadas com as modalidades: natação, vôlei sentado, futebol PC, judô, tênis de mesa e bocha.  E nos dias 24 a 29 de novembro de 2025 são as modalidades de atletismo, tênis em cadeira de rodas, halterofilismo, futebol de cegos, basquete 3x3, goalball e taekwondo.

QUADRO DE MEDALHAS

Wellington Carlos Barbosa Souza, ouro na prova dos 100m, ouro no salto em distância e bronze no lançamento da pelota

1. Marcos Fabiano Biazze - ouro na prova dos 1500m; ouro na prova dos 100m; ouro na prova dos 800m;

2. Joaquim Manoel Pinheiro Filho (atleta-guia) - ouro na prova dos 1.500m; ouro na prova dos 400m e ouro na prova dos 800m;

3. Shayla Wanessa Teles da Silva - ouro no salto em distância; ouro no arremesso do peso e ouro na prova dos 200m;

4. Raianne Vitória do Nascimento Rabelo - ouro na prova dos 100m em cadeira de rodas; ouro na prova dos 400m em cadeira de rodas e ouro na prova dos 800m em cadeira de rodas;

5. Wellington Carlos Barbosa Souza - ouro na prova dos 100m, ouro no salto em distância  e bronze no lançamento da pelota;

6. João Pedro - ouro no halterofilismo Masculino leve - até 49kg; 

7. Cleonor Camarão Antunes   - prata na prova dos 100m; prata na prova dos 400m e prata na prova dos 800m;

8. Richard Miguel Costa Campos  - prata na prova dos 400m, prata na prova dos 200m e Bronze na prova dos 100m;

9. Luis Guilherme - prata na prova dos 60m;

10.  Micaela Vitória Costa da Mota - prata no tênis de mesa em cadeira de rodas por dupla; bronze no tênis de mesa individual;

11. Kemily Cristina da Silva Sena  - bronze no parabadminton;

12. Josias Emanuel Lopes de Assis - bronze no parabadminton;

13.  Thayla de Oliveira - ouro na prova dos 400m,  prata na prova dos  200m;

14. Aldemir Tavares da Costa- bronze no lançamento do dardo 

15. Leonardo Cardoso- ouro no arremesso de peso e prata no salto em distância 

16. -  Abraão de Almeida - prata na prova dos 800m;

17. Samuel Félix  - três medalhas de bronze nas provas de 400m livre, 100m livre e 50m livre.

18. Emily Victoria Botelho Picanço - prata na prova de  -45kg (classe única)

*Repórter viajou a convite da Secretaria de Educação e Desporto Escolar.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por