Ao todo foram seis medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze. Competição reúne paratlelas em idade escolar de todos os estados brasileiros e o Distrito Federal
Raianne Vitória (à esquerda), medalhista de ouro dos 100m rasos em cadeira de rodas (Foto: Jhonny Lima)
SÃO PAULO (SP) - A delegação do Amazonas fechou o primeiro dia de competições com oito medalhas conquistadas na fase nacional das Paralimpíadas Escolares 2024, com seis medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze.
A estreia baré aconteceu nessa quarta-feira (27) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na cidade de São Paulo (SP) e segue até a próxima sexta-feira (29), reunindo paratlelas em idade escolar de todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, nessa, que é a maior competição escolar do mundo.
Estreante na competição, a estudante Raianne Vitória levou a melhor na prova dos 100m rasos em cadeira de rodas, superando outras sete atletas de outros estados.
"Eu não esperava esse resultado. Eu só olhei para frente e fui", disse a medalhista de ouro e aluna da Escola Estadual Belarmino Marreiro.
Feliz com o resultado, a mãe de Raianne, Sidnes de Souza do Nascimento, estava emocionada ao ver a filha medalhista de ouro. Ela acompanhou a prova de Raianne e ainda recepcionou a filha após passar pela linha de chegada.
"Dou graças a Deus e estou feliz por ela. Ela deu o melhor", enfatizou a mãe. Raianne nasceu com má formação nos membros inferiores, mas essa condição não a impede de fazer nada.
Para o chefe da delegação amazonense, Joniferson Vieira, o resultado do primeiro dia atendeu as expectativas da equipe, que no momento passa por uma transição, com a chegada de novos paratletas.
Cleonor Camarão Antunes (à direita), medalhista de prata na prova dos 100m (Foto: Jhonny Lima)
Com a mudança de Raianne de categoria, para a sub-18, classe T53, ela sobe no ranking brasileiro e figura entre as primeiras.
Outras medalhas foram conquistadas por Marcos Fabiano, nos 100m com guia, ouro de Shayla Wanessa no salto em distância, ouro com Wellington Carlos nos 100m, João Pedro levou ouro no halterofilismo, Joaquim Filho levou ouro como atleta-guia e Richard Miguel com o bronze nos 100m.
Nesta quinta-feira (28), os novos talentos barés vão em busca de mais medalhas nas provas de arremesso do peso, lançamento da pelota, salto em distância e 400 metro; bem como na natação, halterofilismo, bocha, tênis de mesa e parabadminton.
8 medalhas (6 de ouro, 1 de Prata e 1 de Bronze):
1. Marcos Fabiano Biazze - Ouro na prova dos 1500m, classe T12 - categoria sub-18, com o tempo de 7'29"43
2. Joaquim Manoel Pinheiro Filho - Ouro na prova dos 1.500m (como atleta Guia)
3. Shayla Wanessa Teles da Silva - Ouro no salto em distância, classe T38 - categoria sub-16, com a marca de 2m88
4. Raianne Vitória do Nascimento Rabelo - Ouro na prova dos 100m em cadeira de rodas, classe T53, categoria sub-18, com o tempo de 28"49
5. Wellington Carlos Barbosa Souza - Ouro na prova dos 100m, classe T44, categoria sub14, com o tempo de 15"74
6. João Pedro - Medalha de Ouro - Halterofilismo Masculino leve - até 49kg.
7. Cleonor Camarão Antunes - Prata na prova dos 100m , classe T37, categoria sub- 18, com o tempo de 17"30
8. Richard Miguel Costa Campos - Bronze na prova dos 100m, classe T20, com o tempo de 12"30
* Repórter viajou a convite da Secretaria de Educação e Desporto Escolar.