A nadadora amazonense ganhou seis ouros, uma prata e três bronzes na competição, que reúne os melhores nadadores do País, na categoria Infantil
Nadadora amazonense ganhou seis ouros, uma prata e três bronzes (Foto: Arquivo Pessoal)
O número impressionante de 10 medalhas, sendo seis de ouro, uma de prata e três de bronze, foram as conquistas mais recentes da nadadora amazonense Adriele Marcela, de 14 anos, no Campeonato Brasileiro Infantil de verão, em Vitória – ES, realizado entre os dias 11 e 17 de novembro. A atleta, que representa o Flamengo, conquistou o pódio em todas as provas que disputou.
Nadadora versátil, Marcela, foi tetracampeã do Brasileiro nas provas de 400 e 800 metros Livre, tricampeã nos 200 e 1.500 metros Livre e, também, nos 400m medley, e, representando o Flamengo, ela também foi campeã no revezamento, na prova dos 4x200m Livre, e seu time foi bronze no 4x100m Livre e 4x100m medley. Nas provas individuais, Marcela conquistou, ainda, a prata, nos 200m nado costas e nos 200m medley.
A partir de 2025, Marcela vai competir numa nova categoria, a Juvenil, e afirma que se despede da categoria Infantil, com grande satisfação: “meu último Brasileiro como infantil foi o melhor para mim, de todos. Não esperava tudo isso. Nadei 10 provas e subi 10 vezes ao pódio. Saio dessa competição feliz, tenho muito para melhorar e vou melhorar, se Deus quiser”.
Este ano, Marcela ainda tem pela frente mais um grande desafio: o Jogos Desportivos Sul-americanos, na Colômbia, na primeira semana de dezembro, quando a nadadora vai representar a Seleção brasileira de natação, nadando a prova dos 400m Livre e 200m medley.
O Flamengo arca com os custos das viagens de Marcela e sua mãe, mas a atleta sempre conta também com a torcida do pai, Adinilson Cordeiro, e do técnico, Cláudio Nobre, nas competições importantes, como explica a mãe da nadadora: “tanto eu, quanto o pai dela, e também o técnico, Cláudio Nobre, fazemos questão de ir em todos os campeonatos brasileiros, e são dois no ano, além dos Jogos Escolares Brasileiros. E como ela é federada pelo Rio de janeiro, também tem o Mococa (Troféu Chico Piscina), para o qual ela é convocada a ir, e sempre estamos lá”, ressalta Jacinete.
Apesar de representar o Flamengo (RJ), Marcela segue morando e treinando em Manaus, na Aquática Nobre, com o técnico Cláudio Nobre, e ainda que não tenha tido a experiência de treinar fora, nos grandes centros da natação brasileira, a nadadora vem sempre superando as adversárias nas competições nacionais: “não tem como competir com Sul e Sudeste, com a estrutura que tem lá… E uma amazonense fazer tudo isso…”, destaca a mãe de Marcela, Jacinete Cordeiro, afirmando que não consegue ‘se acostumar’ com as muitas vitórias da filha.
Medalhas conquistadas pela nadadora amazonense Adriele Marcela (Foto: Arquivo Pessoal)
Apesar da pouca idade, Marcela acumula 22 títulos nacionais, incluindo campeonatos brasileiros, de Jogos Escolares e Troféu Chico Piscina. No total, ela já subiu ao pódio 30 vezes nesses campeonatos.