Palestras, oficinas e conversas irão movimentar o cenário da capoeira no Amazonas
O evento tem programação repleta por palestras, oficinas e conversas, com o objetivo de desenvolver a habilidade dos participantes. (Divulgação)
Começa hoje (14) e vai até o dia 16 de novembro, o “Gingando na Selva” – O Encontro cultural da Amazônia. O evento, realizado pela Escola de Capoeira Educando com Ginga, vai ser realizado no Centro Educacional Adalberto Valle, no Aleixo, e tem programação repleta por palestras, oficinas e conversas, com o objetivo de desenvolver a habilidade dos participantes.
Entre as atividades, o evento contará com capoeira angola, capoeira regional, contemporânea, maculelê, percussão, capoeira infantil, prevenção contra lesões, musicalidade, samba e confecção de caxixi. O “Gingando na Selva” é gratuito, e para se inscrever, basta preencher o formulário, através deste link: https://pzy2ee2f.forms.app/formulario-inscricoes-gingandonaselva.
O encontro cultural está na sua 4° edição, a primeira em 2010, depois em 2014, 2021 e agora em 2024. Mestre Camaleão, supervisor de evento, falou que o diferencial desta edição serão as presenças especiais do professor Abayne (neto do Mestre Bimba), “o criador da capoeira regional que hoje está no mundo inteiro”; e das lecionadoras Dendê e Kurica, especialistas em aulas para crianças; e do professor Tom, de Boa Vista - RR, para a oficina de prevenção a lesões na capoeira. “Além de tudo, temos também vários mestres e professores de capoeira do Amazonas que já confirmaram presença nas oficinas”, destaca Camaleão.
Esta será a 4° edição do “Gingando na Selva” e agora, em 2024, como projeto comtemplado pela Lei Paulo Gustavo, e apoio da Conselho Estadual de Cultura - Conec, Governo do Amazonas e Governo Federal.
O encontro cultural está na sua 4° edição, a primeira em 2010, depois em 2014, 2021 e agora em 2024. (Divulgação)
Programação
Neste dia 14, acontece a abertura do evento, roda de conversa e capoeira, seguida por coffe break. No dia 15, terá a abertura das oficinas, com aula de musicalidade, capoeira infantil (para crianças a partir de 8 anos de idade), percussão, samba de roda e capoeira. No dia 16, para fechar o evento, terão as oficinas de maculelê, confecção de caxixi, lesões na capoeira, capoeira angola e capoeira regional.