cultura

Sete artistas amazonenses são reunidos em exposição dedicada ao folclore brasileiro

A mostra segue até 13 de outubro, em frente ao Espaço Amanda, e pode ser visitada gratuitamente durante o horário das 10h às 22h

acritica.com
21/08/2026 às 16:59.
Atualizado em 21/08/2026 às 16:59

(Foto: Divulgação)

O Amazonas Shopping recebe, a partir de terça-feira (25.08), a Exposição Semana do Folclore, com obras de sete artistas amazonenses, oferecendo ao público uma imersão em personagens e histórias que fazem parte do imaginário e da identidade cultural brasileira, com destaque para as tradições amazônicas. A mostra segue até 13 de outubro, em frente ao Espaço Amanda, e pode ser visitada gratuitamente durante o horário de funcionamento do shopping, das 10h às 22h.

Participam da exposição os artistas Kailane Victória, Eduardo Silva, Mell Bemfica, Alziney Pereira e Kemerson Freitas (Curumiz), Levi Gama, Lia Souza e Fernando Cordeiro, que apresentam diferentes técnicas e interpretações sobre o folclore. 

Pela primeira vez, a artista plástica amazonense Kailane Victória, vai expor suas obras ao público. Ela comenta que atua profissionalmente com arte, produzindo desde telas até pinturas de murais. Para a exposição, Kailane apresenta quatro obras inspiradas em personagens do folclore amazônico: Boiúna, a cobra gigante, Kamara, a mãe onça, Matinta Pereira e o Boto-cor-de-rosa. Os trabalhos da artista foram produzidos com marcadores acrílicos sobre tela e exploram o realismo aliado a traços livres e cores fortes.
 “Atuo profissionalmente somente com arte. Para a exposição, levei quatro peças retratando o folclore amazonense. Meu trabalho atua principalmente com realismo, dando também os traços que os marcadores trazem, como rabiscos livres e cores fortes”, explica.

O artista Eduardo Silva também integra a mostra e apresenta sua produção artística, que transita por diferentes técnicas, como pintura a óleo, acrílica, grafite e nanquim.  “Meus temas são muito variados, como figura humana, animais, florais e paisagem. Hoje também leciono aulas de desenho e pintura a óleo”, destaca.

Para a gerente de Marketing do Amazonas Shopping, Ivanna Passos, a exposição reforça o papel do mall como espaço de acesso à cultura e de valorização dos artistas locais. “O folclore faz parte da nossa identidade e da forma como contamos a história da Amazônia. Ao reunir diferentes artistas e técnicas em uma única exposição, queremos proporcionar ao público esse contato com a nossa cultura de uma maneira leve, acessível e próxima. É também uma oportunidade de valorizar a produção artística local e apresentar ao público diferentes olhares sobre as nossas tradições”, afirma.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2026Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por