CULTURA POP

Quadrinista amazonense Ademar Vieira entra na ‘Shortlist’ da CCXP Awards

O artista conta com voto online para chegar até a final e trazer o troféu para o Amazonas

Gabrielly Gentil
online@acritica.com
16/06/2022 às 15:28.
Atualizado em 16/06/2022 às 15:28

Ademar Vieira concorre em duas categorias (Foto: Divulgação)

A arte de contar histórias através dos quadrinhos é muito bem dominada pelo roteirista e quadrinista amazonense Ademar Vieira. Não é de hoje que o talento para a Nona Arte tem o colocado em posição de destaque a nível regional, nacional e até mundial. A mais recente conquista do artista foi ter entrado em duas categorias para a “shortlist” da primeira edição da CCXP Awards – a maior premiação nacional da cultura pop. Agora, Ademar conta com o apoio do público pelas redes sociais, por meio de votação online (aberta até o dia 28 de junho), para ser eleito como um dos finalistas do evento, que acontecerá no dia 15 de julho, em São Paulo. O resultado do voto popular será contabilizado com o peso de um jurado e poderá ser feito acessando o  https://participe.ccxpawards.com/. 

Ademar está concorrendo nas categorias “Melhor Roteirista e Melhor Tira” e “Web Tira” com a HQ Sem Palavras. A obra trata-se de uma compilação  de tiras “mudas” que abordam temas atuais como guerra, desigualdade social, preconceito e questões ambientais. Sem os balões de diálogos, as tirinhas do artista transitam e viralizam por diversos países. 

O quadrinista enxerga o cenário local de quadrinhos com grande perspectiva, visto que as HQs regionais vêm ganhando boa visibilidade nacional. Para ele, só o fato de participar de um evento como esse, já é um feito grandioso. 

“Trazer esse troféu para o Amazonas seria um ato inédito e elevaria e muito o nível do nosso quadrinho, que atualmente, finalmente está tendo destaque nacional. Mas pra mim, só de participar já é uma grande conquista, porque fui alçado ao patamar dos grandes nomes, concorrendo com a Laerte e o Marcelo Quintanilha, que são dois grandes gênios das HQs nacionais. Com certeza, é um divisor de águas para a minha carreira artística”, diz Ademar.

Etapas
Os indicados foram selecionados para o “Shortlist” por meio dos votos do Comitê de Especialistas – um grupo composto por artistas, produtores, desenvolvedores, games, creators, jornalistas e outros profissionais que fazem parte da indústria do entretenimento no País. A propósito, o roteirista e produtor cultural amazonense, Evaldo Vasconcelos (um dos organizadores da Semana do Quadrinho Nacional em Manaus) faz parte desse comitê. De acordo com a organização do evento, somando todas as categorias, foram contabilizadas mais de 3 mil inscrições. 

A próxima etapa consiste numa lista ainda mais refinada com até cinco nomes mais votados – os finalistas. A votação para escolher quem leva o troféu da primeira edição da CCXP Awards em cada subcategoria será no dia 30 de junho. A divulgação será feita em uma live nos canais oficiais da CCXP e Omelete, no dia 1º de julho.

Votação online
Após o anúncio da shortlist feito no último dia 14, a próxima fase é a votação aberta. Para que Ademar consiga chegar até a final, ele vai precisar do apoio do público, por meio da votação online, que vai até o dia 28 de junho. 

No Instagram (@ademar__vieira), Ademar fez uma publicação, e pediu o apoio dos seguidores. “[...]Mas a premiação também conta com votação online, então, peço encarecidamente aos que curtem o meu trabalho, que entrem no site participe.ccxpawards.com e votem em mim e na ‘Sem Palavras’ nessas duas categorias [Melhor Tira e Web Tira]”.

Ao todo são 275 nomes entre obras, organizações, personalidades e artistas divididos em seis categorias (Filmes, Séries, Quadrinhos, Literatura, Games & eSports e Creators) somando 32 subcategorias que irão receber votos de um Júri Técnico especializado em cada categoria e do público. O ‘Shortlist’ está disponível no site oficial (www.ccxpawards.com).

Projetos futuros
O ano de 2022 tem sido promissor para Ademar. Além da participação na CCXP Awards, o autor já vem se preparando para os demais projetos. “Para o fim do ano, o estúdio Black Eye ainda pretende lançar a HQ ‘Mística Amazônia’ com roteiro meu e desenhos do Tieê Santos e uma nova impressão da HQ premiada ‘Ajuricaba’ também, pois está esgotada. Esperamos poder participar da CCXP em São Paulo, que ocorre no início de dezembro”, revela Vieira. 

O artista também trabalha em parceria com a Tucupi Books dos EUA. “Nós já disponibilizamos a HQ ‘Sem Palavras’, em inglês, para compra por meio do site Amazon.com para os EUA, Canadá e Reino Unido na versão impressa e todo o mundo na versão e-book. E agora, estamos preparando a versão em espanhol, que deverá ficar disponível para toda a América Latina e EUA também”, conclui ele.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica© Copyright 2022Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por