LITERATURA

Professor da UEA lança novo livro que narra a imigração venezuelana para Manaus

A apresentação do livro ‘Degredo’ acontece no próximo sábado (19), a partir das 14h, na livraria Temiporã, no bairro Flores

Junio Matos
matos@acritica.com
13/10/2024 às 15:43.
Atualizado em 13/10/2024 às 15:43

(Foto: Junio Matos)

A nova obra de Victor Leandro ilustra a vida de Rike, um jovem poeta venezuelano que se muda para Manaus, no auge da crise de 2019, enfrentando preconceito e xenofobia enquanto busca um lugar seguro para escrever e viver. Segundo Victor, a obra aborda o contexto político da migração venezuelana para Manaus. 

“O leitor deve esperar uma narrativa de migração que fale com densidade sobre o contexto político da América do Sul e as condições de vida em Manaus dos imigrantes venezuelanos, tema sempre debatido e presente em nossa cidade”, destacou o autor. 

O personagem central do livro é retratado como um imigrante que, não pela vontade do sujeito, mas por uma série de constrangimentos que até colocam sua vida em risco no seu país de origem, decide deixar tudo para trás e cruzar a fronteira com o Brasil, chegando a se exilar forçadamente em busca de uma vida melhor. 

Durante a apresentação do livro, será realizada uma roda de conversa com os participantes, onde todos poderão discutir sobre a literatura amazonense produzida aqui em Manaus. Oportunidade para que outros autores amazonenses possam debater sobre esses temas.  

A apresentação do livro ‘Degredo’ acontece no próximo sábado (19), a partir das 14h, na livraria Temiporã, no bairro Flores. A obra já está disponível para aquisição através da Editora Transe e da Temiporã Livros. Para mais informações, acesse as redes sociais @editoratranse ou @temipora.

Sobre o Autor:

Victor Leandro é graduado em filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutor em sociedade e cultura na Amazônia pela mesma instituição. Em 2011, recebeu o prêmio nacional Luiz Ruas pelo melhor ensaio sobre literatura com a obra "O norte impossível – ficção, memória e identidade em narrativas de Milton Hatoum". Entre suas publicações estão "O artista do fracasso" (2020) pela Editora Saramago e a novela "Estocolmo" pela Editora Transe. 

Desde seu último livro, "Catedral dos mortos", Victor Leandro tem lançado um olhar sensível e crítico sobre os problemas atuais da cidade de Manaus. Sua literatura funciona como uma âncora que não deixa naufragar o barco da memória no bravio mar do esquecimento. Estão em suas páginas as cenas mais aterradoras acerca do colapso da covid-19 e, agora, a ficção que busca compreender a expatriação venezuelana pelo olhar do imigrante. O resultado é uma obra madura, complexa e atenta aos problemas de seu tempo. Atualmente, é professor de filosofia na Universidade do Estado do Amazonas.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por