Jogo de cartas

Por que o jogo de paciência é bom para o cérebro?

Entenda os benefícios do jogo de Paciência para o cérebro e confira as versões que mais fazem sucesso entre os jogadores que querem exercitar a mente!

acritica.com
online@acritica.com
02/07/2024 às 14:57.
Atualizado em 02/07/2024 às 14:57

(Foto: Divulgação/Unplash)

O jogo de Paciência é um dos jogos de cartas mais jogados do mundo. Desde que a Microsoft começou a incluir a versão online do jogo em seu software na década de 90, o jogo de Paciência se tornou um favorito dos usuários. Mas você sabia que os benefícios de jogar esse clássico jogo de cartas vão além do mero entretenimento? 

Assim como outros jogos de cartas populares, o jogo de Paciência exercita vários aspectos do cérebro humano e pode impactar a saúde do seu cérebro. Quer saber como? Leia o artigo completo e entenda as vantagens de jogar. 

5 Benefícios do Jogo de Paciência para o Cérebro

A primeira versão online da Microsoft foi lançada no Windows 3.0 e revolucionou a forma como os jogadores buscavam diversão. Hoje, com mais de 30 anos no mercado, o jogo de paciência já ganhou diversas versões e continua a fazer sucesso em todo o mundo.

Paciência pode ser jogado tanto entre amigos quanto com só uma pessoa, o que o torna uma ótima opção para sair do tédio. Suas origens são incertas, mas especula-se que o jogo tenha começado a ganhar popularidade na década de 80, quando muitos jogadores passaram a jogá-lo como uma forma de desenvolver habilidades.

Mas afinal, jogar o jogo de paciência pode fazer bem para o cérebro? A resposta é sim! De acordo com estudos recentes, o jogo de paciência traz vários benefícios para as suas capacidades cognitivas. Confira a seguir os 5 principais. 

1. Exercita a Memória 

Grande parte da população ainda subestima o poder que os jogos têm de exercitar a memória. Seja em jogos de luta ou em jogos de cartas como Paciência, diversos processos cognitivos são ativados quando você pensa em uma estratégia para vencer, inclusive uma das funções mais importantes do nosso cérebro: a memória.

Ao jogar o jogo da paciência, você precisa reter informações para vencer. É necessário lembrar das regras, da pontuação das cartas, da posição de determinada carta nas fundações e vários outros detalhes.

De forma inconsciente, você está memorizando uma enorme quantidade de dados, o que faz maravilhas pela sua memória e pode até mesmo influenciar a probabilidade de demência na velhice. Quanto mais difícil for a versão de Paciência que você estiver jogando, mais intensamente o seu cérebro terá que trabalhar na memorização. 

2. Desenvolve Habilidade Analítica

Os jogos de paciência envolvem mais planejamento do que os próprios jogadores imaginam. Para vencer uma partida, é preciso analisar todas as opções de cartas para movê-las de forma estratégica para as fundações certas.

Para obter sucesso, os jogadores analisam naipes, números, combinações, espaços disponíveis, opções de compra na pilha de reserva e vários outros aspectos do jogo, tudo ao mesmo tempo. Isso ajuda a desenvolver processos cognitivos no cérebro ligados à capacidade analítica, que podem mais tarde ser utilizados em diferentes áreas da vida. 

3. Ajuda na Criação de Estratégias

A importância de uma boa capacidade estratégica vai muito além do mundo dos jogos. Precisamos aprender a ser estratégicos na vida profissional, na vida pessoal e em decisões simples do dia a dia. Ao jogar Paciência, também é preciso desenvolver estratégias em diferentes cenários para alcançar o resultado desejado.

Assim como o xadrez, o jogo de Paciência coloca o seu cérebro à prova. Você não apenas cria novas estratégias, como também pode aprimorar estratégias que fracassaram. Isso te dá uma base valiosa para aplicar a mesma habilidade em outros aspectos da sua rotina. 

4. Agiliza a Tomada de Decisão

Outro benefício interessante de jogar o jogo de Paciência é o estímulo à tomada de decisão rápida. É impossível vencer o jogo sem tomar decisões cruciais rapidamente e um movimento errado pode bloquear possibilidades futuras de vitória. Sendo assim, os jogadores devem estar atentos a todo momento a novas oportunidades.

Na sociedade moderna, onde a Inteligência Artificial pode até dirigir por nós, é possível delegar nossas decisões com um clique. Sendo assim, jogos como Paciência oferecem uma alternativa para desenvolver esse processo tão essencial para a vida.

5. Libera Dopamina e Ajuda a Relaxar

Até o momento, falamos bastante sobre os benefícios a longo prazo do jogo de paciência, mas as vantagens de jogar um jogo estratégico como esse também podem ser sentidas de forma mais imediata. Vencer no jogo de Paciência libera um hormônio chamado dopamina, também conhecido como o hormônio da felicidade e da motivação.

O estresse é um dos principais problemas da sociedade moderna, então ter uma forma de aliviá-lo e relaxar é interessante. Afinal, Paciência é um dos poucos jogos que oferecem calma enquanto mantém sua mente ativa.

(Foto: Divulgação/Unplash)

Versões Populares do Jogo de Paciência para Experimentar Hoje

O jogo de paciência já ganhou diversas versões ao longo dos anos. A mais popular, conhecida como Klondike, ainda é jogada por grande parte dos usuários do Windows. Porém, há outras variantes que vale a pena conferir para exercitar o cérebro, como:

  • Paciência Spider: nessa versão, o objetivo é organizar 8 grupos de cartas do mesmo naipe, começando pelo Rei e indo até o Ás.
  • Paciência Canfield: jogado com um baralho de 52 cartas, o jogo de Paciência Canfield leva o nome do seu inventor.
  • Paciência Free Cell: uma das variantes mais fáceis de vencer. No Free Cell, não há pilha de reserva e as cartas ficam visíveis.

Conclusão 

Jogar paciência traz inúmeros benefícios para o cérebro porque ativa diferentes processos de raciocínio que são fundamentais para o desenvolvimento de um processo cognitivo saudável. Além disso, o jogo também conta com a vantagem de ser cativante, divertido e desafiador, o que traz benefícios mais imediatos como o relaxamento.

Contudo, assim como outros tipos de jogos populares, incluindo vídeo games, o jogo de Paciência deve ser aproveitado com moderação para não desequilibrar outros aspectos da sua vida. Equilíbrio é tudo. Então, esperando o quê para conhecer algumas das versões mais populares do jogo de cartas paciencia e colocar em prática todos esses benefícios?

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por