Em busca do bicampeonato, Jaú leva à Lagoa do Peixe-Boi o tema "Raízes: suspiro da vida" e faz alerta sobre os problemas socioambientais a partir dos quatro elementos da natureza.
(Foto: Daniel Brandão/AC)
Novo Airão (AM) - O embate na Lagoa do Peixe-Boi no município de Novo Airão (distante 115km de Manaus) vai muito além de uma apresentação folclórica. Preconiza elementos de conscientização e a preservação do bioma amazônico, a partir de um festival ecológico. A partir desta perspectiva, em 2024 o Peixe-Boi Jaú (das cores verde e preto) leva à arena o espetáculo "Raízes - suspiros da vida".
Com o objetivo de apresentar a proposta temática do Peixe-Boi Jaú aos leitores, o A CRÍTICA entrevistou Thyago Cavalcante, diretor de arena da agremiação verde e preto.
Cavalcante explica que a escolha do tema se deu a partir das vivências dos povos amazônicos e em colocar em evidência os problemas socioambientais que afetam a Amazônia a partir dos quatro elementos da natureza.
O fio condutor do espetáculo verde e preto serão os quatro elementos da Natureza: fogo, terra, água e ar. Em cada elemento, será evidenciado sua importância para a vida e as problemáticas causadas pela ação humana.
A luta dos indígena será a categoria central do elemento terra. Neste ato, o espetáculo do Jaú se volta para questões como o marco temporal, demarcação, grilagem, garimbos e o genocídio indígena. Para além do discurso, os povos indígenas terão voz na Lagoa.
No elemento fogo, a problemática das queimadas ocupa o ponto central do espetáculo. Atrelado a esse, o elemento ar mostrará as fumaças como consequência direta.
Thyago Cavalcante explica que a escolha do tema se deu a partir das vivências dos povos amazônicos (Foto: Daniel Brandão/AC)
Respostas
Como resposta ao desequilíbrio dos elementos da natureza e a alternativa para os problemas socioambientais que afetam a vida na Amazônia, o espetáculo do Peixe-Boi Jaú abordará a resposta para o que foi apresentado em cada ato.
Sobre a apresentação
O espetáculo do Peixe-Boi Jaú encerra a segunda noite do 25° Eco-Festival do Peixe-Boi na Lagoa do Peixe-Boi em Novo Airão, e conta com cerca de 300 brincantes, oriundos de Novo Airão, Manaus, Manacapuru e outros municípios circunvizinhos, além de artistas de alegorias e indumentárias de Parintins.