A obra teatral conta a história do casal Francisco Firmino e Chiquinha do Pandeiro, em uma jornada pelos rios do Acre, entre ‘causos’, mitos e histórias de povos da floresta
O espetáculo busca levar o público presente para dentro da cena (Marcelo Dagnoni/Divulgação)
O Grupo de Pesquisa e Criação Artística Estrela Altaneira, de Rio Branco (AC) traz a Manaus neste domingo (17) o espetáculo “Vozes do Interior”, a ser apresentado no Teatro Cultural Barravento (Rua Jonathas Pedrosa, 1166, bairro Praça 14 de Janeiro) em duas sessões com entrada gratuita: uma às 17h, e outra às 19h30.
Com classificação livre, a peça teatral nos convida a navegar com o casal Francisco Firmino e Chiquinha do Pandeiro, em uma jornada pelos rios do Acre, entre ‘causos’, mitos e histórias de povos da floresta, à procura de Chica Brejeira, mãe de Chiquinha.
“Ao mesmo tempo que os personagens dialogam uns com os outros, eles trazem memórias, e também dialogam com o próprio público. É um teatro de certa forma, interativo, porque a gente traz o público pra dentro da cena”, adianta o ator e diretor Thales Vasconcelos.
A proposta de criação da peça “Vozes do Interior” surgiu da pesquisa de Mestrado em Artes Cênicas de Thales. A partir do tema, que propõe a criação de um personagem com base em características das culturas acreanas, a pesquisa teve como desdobramento a aprovação de um projeto cultural em edital nacional de fomento à cultura e, com isso, alcançou três comunidades tradicionais do Acre.
Foi assim que o Grupo Estrela Altaneira foi às comunidades Pé da Serra, na Serra do Divisor; Aldeias Isa, República e Recanto Verde na Terra Indígena Nukini, na região do Rio Moa e; Parque Estadual do Chandless no interior do Acre. Em cada localidade, foram realizadas oficinas de teatro, rodas de conversa, cantoria, contação de causos, sempre com o objetivo de se inserir no cotidiano de pessoas dessas comunidades e conhecer o seu modo de viver.
Financiado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura através da Funarte pelo Edital Funarte Retomada 2023 – Teatro, o projeto conta com apoio da Universidade Federal do Acre (Ufac), Serviço Social do Comércio (SESC/AC) e Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente- SEMA, da Fundação de Cultura Elias Mansour - FEM e do Museu dos Povos Acreanos.
O Grupo de Pesquisa e Criação Artística Estrela Altaneira foi fundado em 2021. A composição do grupo varia de acordo com as demandas das suas produções artisticas. Atualmente, oito integrantes participam do projeto "Vozes do Interior": Thales Vasconcelos, Deusa Maria, Byanca Nascimento, Marcelo Dagnoni, Stephanie Matos, Leonel Carneiro, Cleide Santos e Anne Sales.
O Grupo trabalha com produções artísticas autorais. Entre elas: “Na descoberta de Si” (Performance) – 2021; “Cancão de Fogo - O Mestre Repentista” (peça) -2022; “Chiquinha do Pandeiro e seus compadres” (peça) – 2022; “Folia Caminho de Reis” (Cortejo de reisado) – 2021; “Café Passado” (intervenção artística) – 2024; e “Vozes do Interior” – 2024.
Direção: Thales Vasconcelos
Assistente de direção: Deusa Maria
Dramaturgia: Thales Vasconcelos e Deusa Maria
Iluminação: Stephanie Matos
Atuação: Thales Vasconcelos, Deusa Maria e Byanca do Nascimento
Cenários: Thales Vasconcelos, Deusa Maria e Byanca do Nascimento
Figurino: Byanca do Nascimento
Adereços: Thales Vasconcelos, Deusa Maria e Byanca do Nascimento
Preparação corporal: Deusa Maria
Fotografia e Filmagem: Marcelo Dagnoni
Produção: Leonel Carneiro
Assistência de produção: Stephanie Matos e Marcelo Dagnoni
Videomaker: Anne Sales Sosnoski.
Realização: Grupo de Pesquisa e Criação Artística Estrela Altaneira