Os desfiles vão ocorrer no dia 3 de fevereiro, com a Unidos da Alvorada fazendo a primeira apresentação. Noite de carnaval será encerrada pela Dragões do Império
GRES Unidos do Alvorada abre o desfile das escolas de samba do grupo especial a partir das 20h (Foto: Arquivo AC / 2020)
A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou nesta sexta-feira (17) a ordem do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus, que será realizado no dia 3 de fevereiro de 2024 no Centro de Convenções de Manaus – Gilberto Mestrinho, o Sambódromo, localizado na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste da capital. Os desfiles ocorrem uma semana antes do sábado “gordo” de Carnaval, no dia 10 de fevereiro.
O Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Unidos do Alvorada abre o desfile por volta das 20h e final às 21h20. A agremiação apresentará o tema “Adetutu – O sonho de uma mãe africana”. O GRES Andanças de Ciganos vem em seguida a partir das 21h20, com o enredo “Sofia – A arte da sabedoria”. O desfile seguirá com GRES Vila da Barra às 22h40 o enredo “Quem não vive para servir, não serve para viver. Salve! Salve! Sêo Potô, Bravo Sinhô! O rei da malandragem seu Zé Pilintra Chegou”.
O GRES Reino Unido da Liberdade é a quarta escola a se apresentar, já meia-noite do domingo (4), com o enredo “Matriarcas”. A quinta agremiação é a atual campeã do carnaval, o GRES Mocidade Independente de Aparecida, às 1h20, com o tema “O madeira é testemunha. A floresta berço, luta e suor, união para eternidade. Aparecida vem mostrar a saga da família cidade”. A gigante da zona Leste, GRES A Grande Família entra em seguida na Avenida do Samba, às 2h40, com o enredo “Kianumaka-Manã, a protetora da flores”.
A penúltima escola vem do bairro Praça 14 de Janeiro. O GRES Vitória Régia desfila a partir das 4h com o tema-enredo “Arte, magia, samba e reciclagem. Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. E o GRES Dragões do Império fecha o desfile das escolas de samba do grupo especial às 5h20. A representante do bairro São Jorge, na zona Oeste da cidade, traz para o ano que vem o tema “Baobá – Rompendo as correntes da escravidão”.
No dia 18 de outubro o presidente da Liesa, Roberto Simonetti, explicou que a antecipação do dia do Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial se deu como uma tentativa de resgatar o público para apreciar as agremiações. “Nós estamos perdendo publico já há oito anos. E se nós não procurarmos fazer algo para que melhore o nosso Carnaval, nunca conseguiremos levantá-lo (...) Nós temos a concorrência no eixo Rio-São Paulo. Vamos tentar fazer uma semana antes para resgatar o público”, declarou Simonetti na ocasião.