culinária italiana

O sabor e a simplicidade italiana conquista o paladar manauara

Chef fala sobre as características dessa cozinha tão amada pelos brasileiros

Gabriel Machado
online@acritica.com
22/09/2024 às 14:35.
Atualizado em 22/09/2024 às 14:37

(Foto montagem: Divulgação)

A culinária italiana é conhecida mundialmente por suas receitas que encantam os paladares mais exigentes. Com ingredientes simples e frescos, ela conquistou o coração de milhares de pessoas ao redor do mundo - e em Manaus não é diferente.

“A principal característica da culinária italiana, sem duvida, é o sabor único que nossos ingredientes formam. A combinação de um molho de tomate com manjericão é igual Adão e Eva, algo perfeito. Eu sou completamente apaixonado por isso”, afirmou o chef de cozinha e empresário Haroldo Braga.

Proprietário dos restaurantes Babbo Cucina e Nonno Casa Italiana, a sua paixão pela culinária italiana começou cedo, aos 12 anos, quando o pai abriu o Don Domenico.

“Aos 15 anos, comecei a ter curiosidade na profissão dele e comecei a ser um pouco mais intrometido no restaurante. Aos 16, eu já trabalhava com meu pai, ajudando em como eu podia, e desde lá nunca mais larguei a gastronomia. Minha inspiração sempre vai ser inovar a culinária italiana, por ser uma culinária muito ‘antiga’ e sem muitas inovações. Tento sempre trazer as novidades da Itália para a nossa cidade”, destacou Haroldo.

Para o chef, existem vários ingredientes-chaves na culinária italiana, como um queijo parmesão de boa qualidade, um molho de tomate feito somente por tomates frescos e trufas negras importadas da Itália. “Cada um tem o seu valor. (…) O mais importante de tudo é saber como tratá-los da melhor forma e qual a melhor combinação para eles”, completou o chef.

Simplicidade

De acordo com Haroldo, ele preza pela simplicidade em seus restaurantes, além de ingredientes frescos. “Desde pequeno, eu escuto do meu pai: o simples é mais! E é essa a bandeira que a gente carrega na culinária italiana”.

Uma das especialidades do chef é o carbonara, um prato que ele considera o mais importante de sua trajetória. “Fiz faculdade na Austrália, Melbourne, e trabalhei com vários italianos. Quando eu chegava numa cozinha nova, eles não me testavam em como eu cortava uma cebola ou em quanto tempo eu descascava um alho, mas, sim, em como eu fazia meu carbonara”, revelou.

“Esse prato é o prato mãe para eles. Se você souber fazer um bom carbonara, é sinônimo de que você é um bom cozinheiro e vai conseguir dar conta do serviço”, explicou.

(Foto: Divulgação)

Inovações

Haroldo  busca inovar e trazer uma releitura contemporânea da culinária italiana, sem perder a autenticidade e tradição dos pratos clássicos. Para isso, ele ressalta a importância de estudar e se manter atualizado.

“Perdi as contas de quantas vezes eu virei a noite vendo videos de chefs elaborando pratos. Minha profissão é algo que está em constante mudança e evolução, se eu não respirar isso 24h por dia, eu fico para trás e fico sempre desatualizado. Para fazer pratos inovadores não tem segredo, é sempre buscando e indo atrás de coisas novas. É literalmente matar um leão por dia e nunca deixar a ‘peteca cair’”, ressaltou.

Conforme o chef, a pizza é um dos pratos que mais define a culinária italiana, sendo a queridinha de muitos brasileiros. Com sua massa crocante e cobertura generosa de ingredientes frescos, ela é um símbolo da gastronomia italiana e um dos pratos mais populares em todo o mundo.

“Na minha opinião, existem vários, cada um teu o seu destaque. Mas um prato que não falta em nenhuma cozinha italiana é a pizza”, finalizou.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por