A representante do time Amigos do Tubinha FC foi coroada no último dia 3; edição do concurso acontece desde julho e recebeu 177 candidatas
Suzane Souza tem 23 anos e é costureira (Wesley Andrade/Divulgação)
“A minha comunidade me recebeu de maneira linda, com fogos, abraços e felicitações. Os olhares orgulhosos de meus familiares, quando fui anunciada, foi o que mais encheu meu coração de gratidão”. A declaração é de Suzane Souza, a Rainha do Peladão 2024. A jovem costureira – profissão que herdou da mãe – é representante do time Amigos do Tubinha FC. Ela foi coroada no último dia 3, durante a final do concurso, no Teatro Manauara.
Em entrevista ao BEM VIVER, de A CRÍTICA, ela conta como tem sido o seu reinado - desde os primeiros minutos, e de que forma vai honrar o título de Rainha do Peladão 2024. Para ela, é um grande sonho realizado e, acima de tudo, uma oportunidade de proporcionar uma vida melhor para a sua família.
“Daqui pra frente darei o meu melhor para fazer um lindo reinado. Vou seguir com humildade, respeito e carinho para honrar esse título tão sonhado e desejado. Eu quero poder transmitir a importância que esse concurso teve na minha vida, ao incentivar outras mulheres a acreditarem nos seus sonhos e, acima de tudo, insistirem neles, pois uma hora Deus abençoa”, diz ela.
Para além de um concurso de beleza, o Rainha do Peladão segue o conceito da “beleza com propósito”, um movimento instaurado pela franquia Miss Mundo, que descentraliza as mulheres desse papel social apenas da beleza por si só.
Além disso, o compromisso da Rainha do Peladão também é com a comunidade. Ao misturar beleza e futebol, o concurso também ressalta o esporte como uma ferramenta de transformação social. Emocionada, Suzane fala sobre a sua relação com o time e com a comunidade representada por ele: a Zona Leste de Manaus.
“A relação com a minha comunidade é de acolhimento e alegria. Desde o dia que recebi o convite para representar o meu time, abracei, e disse que lutaria até o fim para trazer a coroa para a nossa Zona Leste que é tão descriminada e desrespeitada. E assim Deus fez, pude realizar o meu sonho e da minha comunidade”, celebra.
Suzane sempre quis ser modelo, mas acreditava ser uma realidade distante. Em 2019, seu irmão e os amigos deles fizeram um time (Atlético São José) e a chamaram para ser a representante. Eles precisavam apenas de uma pessoa para poder jogar, pois a regra é clara: não existe rainha sem time e nem time sem rainha.
“Eu fui toda simples, mas fiquei apenas na abertura. Eu tinha ido apenas para eles não ficarem fora do campeonato, mas naquele momento senti que aquilo era algo que eu queria seguir. No entanto, esse sonho ficou na gaveta. Em 2023, eu meti a cara no meu primeiro concurso, sem patrocínio algum, apenas com o apoio do meu namorado e da minha família. E, com toda a minha garra e determinação, cheguei no TOP 15”, recorda.
“Então chega 2024, e com isso novas oportunidades. Eu meti a cara no meu segundo concurso, o “Musa Manaus”, e consegui chegar no Top 10. Fiquei triste, mas falei que não iria desistir. Foi então que recebi o convite para representar o Amigos do Tubinha no concurso dos meus sonhos, o Rainha do Peladão. E, sem pensar duas vezes, aceitei”, acrescenta.
Suzane começou o ano focada, pois sabia que tinha um grande desafio pela frente. “Entrei na academia, treinava sozinha mesmo, sem suporte, sem suplementação. Eu queria manter um corpo saudável e uma boa estética. Eu varria a casa de salto, pois não tinha tanta estabilidade ainda, mas também via vídeos de passarela. Além disso, estudei assuntos relevantes ao esporte/futebol. Aí quando cheguei ao TOP 10, tive um suporte incrível com as aulas de passarela, dança e curso de oratória”, destaca a majestade.
Ela chegou ao TOP 10, motivo de muita felicidade. Mas ainda não sabia o que estava por vir naquela noite da grande final. Suzane foi classificada para o TOP 5. Depois, para o TOP 2.
“Meu coração estava transbordando felicidade por ter chegado no TOP 2. Segurei nas mãos da Kaynara Mota – uma mulher guerreira e com uma história linda. E no momento em que me encontrava de olhos fechados, eu conversava com Deus, pedia para que fosse feita a vontade dele e não a minha. No momento em que a coroa desceu em minha cabeça e foi anunciado o meu nome, fiquei em êxtase, sem acreditar que realmente tinha chegado o meu momento, que eu tinha me tornado a Rainha do Peladão 2024”, relembra, emocionada.
Daqui pra frente, a mais nova majestade se dedica ao seu reinado. E uma de suas missões é tocar alguns projetos em frente.
“Como o projeto que busca comunidade com aulas de passarela e oratória, para quem sabe no futuro ser a rainha do nosso time ou seguir carreira como modelo/miss. Muitas dessas meninas têm esse objetivo, mas a necessidade não permite ir além. Então, quero seguir com esse projeto, pois um dia foi a Suzane, uma menina humilde e com um coração cheio de esperança, porém, sem incentivos. E com esse projeto podemos dar um suporte, e, com isso, ajudá-las a ter um futuro brilhante no mundo da beleza, que hoje em dia é algo que transforma vidas”, conclui.