Capacitação

O poder da oratória: Daniela Cardoso promove imersão de alto impacto

Profissional foi responsável por treinar as finalistas do Rainhas do Peladão 2024

Gabriel Machado
online@acritica.com.br
26/08/2024 às 16:02.
Atualizado em 26/08/2024 às 16:02

(Foto: Divulgação)

Você já sentiu aquele frio na barriga ao falar em público ou se perdeu nas palavras durante uma apresentação? A boa oratória vai muito além de simplesmente falar bem. Ela é a chave para conquistar a confiança, persuadir audiências e, principalmente, destacar-se em qualquer área da vida. Com isso em mente, desde 2022, a treinadora comportamental e mentora de oradores/palestrantes Daniela Cardoso (@oratoriadeimpacto) vem desenvolvendo, em Manaus, uma imersão com o método Oratória de Impacto.

"Acredito que a oratória nunca é somente sobre a técnica do roteiro de apresentação, do exercício de dicção, da modulação vocal e da linguagem corporal, roteiros. Oratória não é só sobre isso. A maioria das pessoas tem dificuldade de falar em público não por falta de técnicas de oratória, mas por questões emocionais. E o método Oratória de Impacto foi criado para que a gente conseguisse trabalhar 50% técnicas de oratória e 50% técnicas de reprogramação mental, desbloqueio da comunicação e ativação da confiança, para que cada pessoa consiga falar em público e expressar suas ideias", disse Daniela em entrevista ao VIDA & ESTILO.

Ela foi responsável por preparar as finalistas do Rainha do Peladão 2024, do JORNAL A CRÍTICA, para os próximos desafios da disputa. "Foi uma experiência incrível. Nós realizamos o workshop de oratória e terapias integrativas de uma forma onde conseguimos trabalhar com elas exercícios para melhorar a comunicação, a parte da oratória, da verbalização e da linguagem corporal", adiantou a profissional.

A treinadora comportamental trabalhou, ainda, as questões emocionais das "rainhas" - para que elas consigam expressar suas ideias. "Esse encontro não foi pensado somente no Rainha do Peladão, mas para que as finalistas consigam realmente mudar a forma como encaram a própria vida, como elas conseguem se posicionar no mundo com mais liberdade e autenticidade. (...) São mulheres que passaram por muitas situações, onde elas foram julgadas, sofreram preconceitos, tiveram a sua comunicação cerceada e sua voz calada", acrescentou Daniela.

"O que nós fizemos ali foi para libertar a voz dessas mulheres, para que elas consigam realmente se sentir livres. Então, liberdade foi uma palavra que nós usamos muito, para que elas sejam livres para expressar as suas ideias, as suas opiniões e propagar sua mensagem no mundo", finalizou.

A imersão

O método Oratória de Impacto surgiu em 2017 e, desde 2022, Daniela promove a imersão. O curso é voltado para todas as pessoas que escolhem viver uma experiência no universo da comunicação. "Não é um treinamento comum, um treinamento tradicional. A imersão Oratória de Impacto é onde você tem uma experiência para aprender técnicas de oratória, mas, acima de tudo, para desbloquear a comunicação. A gente vai a fundo, no emocional da pessoa, para que possa haver uma reprogramação mental", explicou a treinadora comportamental.

A imersão consiste em um dia de treinamento, das 9h às 23h. "A comunicação te abre portas e ajuda a alavancar a sua carreira. Quem se comunica bem vende melhor e expressa as suas ideias, também tem mais inteligência emocional. Quando não se tem inteligência emocional, a pessoa age de maneira muito impulsiva e esse ato faz com que ela não se comunique de maneira assertiva", contribuiu a profissional.

"O ato de se comunicar bem traz benefícios em todas as áreas da sua vida e em todas as relações. Porque as nossas relações envolvem comunicação. (...) É uma série de vantagens", concluiu Daniela.

(Foto: Divulgação)

 Técnicas

A imersão é pautada em diversos exercícios práticos e eficazes. "Um deles consiste em morder uma caneta, fazendo movimentos de trava-língua para melhorar a sua dicção. Você pode fazê-lo duas vezes ao dia, lendo um parágrafo de um texto com a caneta [na boca]. Depois, é só repetir sem o objeto", revelou a treinadora comportamental.

Em outro exercício, a pessoa deve falar em frente ao espelho e observar se está abrindo bem a boca e articulando bem as palavras. "Observe-se, esteja atento a si mesmo. Se você não fala com os braços o tempo todo parados ou gesticulando em excesso. Perceba-se, mas visando desenvolver a habilidade, melhorar, e não com o objetivo de simplesmente perceber aquilo que não está bom", indicou.

"Não há nada melhor do que o treino. Oratória é treino, comunicação é treino, mas sempre com o foco em onde vou melhorar. Tem gente que tem dificuldade de parar para se analisar e perceber o próprio vídeo, a própria palestra, o áudio. Por quê? Pois está muito concentrado naquilo que não está bom. O foco precisa ser em onde eu posso melhorar, o que eu vou desenvolver", encerrou a profissional.

Treinamento de alto impacto

Segundo Daniela, o treinamento é algo completamente diferente dos demais. "O meu treinamento não é um treinamento de oratória comum, ele é um treinamento de oratória de alto impacto. Nós utilizamos técnicas de alto impacto emocional e temos treinadoras comportamentais na equipe, além de mim. Temos psicólogos, uma equipe preparada para isso".

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por