Show

Marisa Monte conta detalhes sobre o show que fará em Manaus nesta quinta-feira (20)

A artista falou ao BEM VIVER sobre a turnê 'Portas', que já passou pela Europa, América Latina e Estados Unidos

Laynna Feitoza e Gabrielly Gentil
online@acritica.com
20/04/2023 às 11:21.
Atualizado em 20/04/2023 às 11:21

Marisa Monte segue com a turnê até o fim deste ano (Foto: Divulgação)

Marisa Monte é a estrela desta noite. A cantora sobe ao palco do Studio 5 Shopping e Convenções nesta quinta-feira (20), para a apresentação de mais um show da turnê “Portas” – homônima ao seu álbum mais recente – que já rodou o Brasil e o mundo. E agora é a vez de Manaus embarcar nessa viagem embalada pelos grandes hits da artista carioca.

Entusiasmada com o seu retorno à capital amazonense, Marisa revelou, em entrevista ao BEM VIVER, as inesquecíveis lembranças vividas por aqui. “Lembro da força do mundo vegetal, do calor úmido, o que aliás é muito bom pra voz e para cantar, e do público amoroso e afinado”, recorda. 

Repertório

Questionada sobre o repertório musical, Marisa responde que se trata do mesmo show que ela tem apresentado pelo mundo. A turnê “Portas” já passou pela Europa, América Latina e Estados Unidos. A artista destaca inclusive a banda que acompanha a turnê.

“Uma banda fabulosa com Dadi (baixo, teclado e guitarra), Davi Moraes (guitarras), Pupillo (bateria), Pretinho da Serrinha (percussão, cavaquinho e voz) e Chico Brown (teclado, guitarra, baixo e voz), Antonio Neves (trombone, adaptações e arranjos de metais), Eduardo Santanna (trompete e flugelhorn) e Lessa (flauta e sax), e uma direção de arte e iluminação que amplificam a comunicação com o público através das canções”.

Cenografia

Marisa classifica o show como um meio audiovisual, que vai além do álbum e das músicas. “As imagens potencializam o sentido das palavras cantadas”, revela. O cenário foi desenvolvido a partir da série “Fundos”, obra da artista plástica Lúcia Koch.

“Ela faz um trabalho a partir de caixas, num jogo de escalas, criando ambientes arquitetônicos com luzes e sombras que achei que seria perfeito para a atmosfera do show. A ideia era criar um diálogo entre o mundo interior, o isolamento, confinamento, e o mundo exterior, através da imaginação, do sonho, do poético e do lúdico. A partir desse princípio, uma equipe de criação e de editores, programadores e iluminador, tendo Batman Zavareze e Claudio Torres como codiretores, desenvolveu os vídeos e efeitos visuais”, destaca a cantora. 

Álbum

“Portas são elementos simbólicos que trazem em si a imagem da transformação, da abertura, da passagem, da oportunidade”. Assim Marisa Monte define o seu último álbum. “Durante a pandemia, o isolamento, tudo que nós queríamos era expandir, sair, encontrar novamente com as pessoas na coletividade. É um álbum gravado ao vivo no estúdio, que afirma a força do coletivo e o desejo de estar junto pra colaborar”, complementa. 

A equipe optou por um método de produção misto, alternando gravações presenciais no Rio de Janeiro com gravações e remotas em Lisboa, Madri, Barcelona, NY e LA. 

“Pra minha surpresa, a tecnologia nos possibilitou experimentar formas de relacionamento que não teríamos tentado se não fosse pela necessidade extrema e deu muito certo. Nesse sentido, a conectividade digital do mundo contemporâneo nos deu potência na pandemia. ‘Portas’ acabou sendo um álbum que fiz com mais colaborações internacionais, em mais cidades diferentes, sem sair do Rio e sem perder o calor nem o espírito coletivo”, celebra Marisa.  

Para Marisa, as parcerias com Seu Jorge, Flor e Drexler no álbum são escolhas naturais que foram acontecendo a partir dos encontros e da admiração mútua. “Gosto de preservar e expandir minhas parcerias. Gosto da troca, da soma e acredito na mistura, sou aberta, curiosa, interessada. Tenho parceiros como Paulinho da Viola e João Donato bem como Silva, Chico Brown e Flor, de várias gerações diferentes. Adoro diálogo criativo”. 

Para esta turnê, a artista tem se preparado muito para dar o melhor de si aos fãs do mundo todo. “É um cuidado constante com o bem estar. E já que o meu instrumento, a voz, é um instrumento orgânico, procuro descansar bastante, me hidratar, dormir bem para estar bem e dar o meu melhor nos shows”, diz ela. 

E os projetos futuros? “Meu projeto no momento é a turnê que começou em fevereiro de 2022 e ainda vai se estender pelo menos até o fim deste ano. Registramos o show ao vivo, em outubro do ano passado no Rio, e estamos finalizando esse registro em audiovisual”, conclui Marisa Monte.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por