O livroreúne, em 200 páginas, 267 charges publicadas no Jornal A Crítica. Autor afirma que o objetivo do livro é circular entre os espaços
Chargista Carlos Augusto Silva Myrria e sua obra mais recente, lançada nesta sexta-feira (Foto: Nilton Ricardo)
O chargista Carlos Augusto Silva Myrria lançou nesta sexta-feira (27), nas dependências do jornal A Crítica, situado no bairro Petrópolis, zona Centro-Sul, o livro "Insights sobre a memória de Manaus - Charges do Myrria" com um sessão de autógrafos para amigos e admiradores. Myrria é jornalista, ilustrador e design gráfico que atua há mais de 30 anos no jornal A Crítica, lugar em que são publicadas as charges criticas de temas atuais da área de política, economia e meio ambiente.
"O jornal A Crítica para mim é uma empresa que foi mãe. É uma empresa que me acolhe desde 1985. Eu tive o privilégio de ser admitido no jornal A Crítica no dia do meu aniversário: 2 de maio de 1985, o dia em que minha carteira foi assinada e estou aqui até hoje. Tenho 39 anos e sete meses no jornal. A Crítica me permitiu um espaço nobre na página dois e na página quatro (páginas de opinião), o maior jornal da cidade", declarou Myrria.
O livro foi produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo através do Conselho Municipal de Cultura (Concultural, e a distribuição da obra é gratuita. A obra reúne, em 200 páginas, 267 charges publicadas no periódico. Myrria afirmou que o objetivo do livro é circular entre os espaços. "Ele (o livro) tem que ser lido. Tem que ser difundido. Ele (o livro) vai para a biblioteca. O objetivo é que lêem*, pontuou o chargista.
Neilo Batista, presidente da Presidente do Fundo Municipal de Cultura de Manaus e do Concultura, frisou a importância da charge para o jornalismo, presente na sessão de autografos de Myrria, frisou a importância da charge para o jornalismo. "Charges com mensagens explendorosas, cômicas, inteligentes, ácidas sobre a política, sobre o esporte, homenagens fúnebres, as vezes. É muito importante o lançamento desse livro para que essa arte não morra", pontuou Batista.
Lançamento da obra ocorreu nas depências do Jornal A Crítica
Ex-colega de redação de Myrria, a jornalista de economia, Terezifha Patricia, com o livro em mãos e autografado afirmou que estáfeliz pelo resgate de todo o material. "Fomos colegas de trabalho, acompanhei o Myrria, durante anos que trabalhei no jornal A Crítica e todos os dias lia o jornal, via a charge e me divertia. Myrria é um a pessoa de um a grande generosidade e tam bém de grand perspicácia. Eu fico muito feliz pelo resgate desse material que não ficará perdido e não será es-quecido*, disse Patrícia.