Quadrinho

Livraria Valer realiza bate-papo com quadrinistas nesta terça-feira (4)

Evento aberto ao público faz parte da programação da Semana do Quadrinho Nacional

acritica.com
03/02/2025 às 11:27.
Atualizado em 03/02/2025 às 11:27

(Foto: Divulgação)

Integrando a programação da Semana do Quadrinho Nacional e também do Circuito Amazônico de HQ, a Livraria Valer realiza nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, às 17h, o “Bate-papo com os Quadrinistas”. O evento é uma oportunidade para os leitores conversarem e tomarem contato com obras de profissionais do Quadrinho Nacional. Os amazonenses Evaldo Vasconcelos, Eunuquis e a convidada de Belo Horizonte (MG) Val Armanelli são os autores desse primeiro encontro, que acontece no hall da Livraria, localizada na rua José Clemente, 600, Centro, Largo São Sebastião. 

“Assim que anunciaram a reabertura da Livraria Valer eu pensei que o espaço tem tudo a ver com as obras que produzimos.  Tanto no quadrinho infantil, adulto, biográfico ou histórico, tento sempre trazer essa questão da história e da identidade amazônicas, que têm muito a ver com a cara da Valer, que trabalha muito bem a cultura da nossa Região. Esses encontros com o público são muito importantes para que a população tome contato e saiba que aqui também se produz quadrinhos de qualidade”, afirma Evaldo Vasconcelos. 

Para a gerente da Livraria Valer, Arylanne Lopes, os encontros com os autores proporcionam maior  visibilidade aos artistas e seus trabalhos. “Esses encontros são importantes para que cada vez mais o público possa conhecer trabalhos desses quadrinistas e suas obras de destaque, que enfatizam elementos culturais e personagens amazônicos. Essa troca entre público, obra e criadores sempre é frutífera”, afirmou. 

 Quem são os quadrinistas?

 Evaldo Vasconcelos é roteirista, professor e começou a produzir eventos do Clube dos Quadrinheiros em 2010. Em 2018, Evaldo conheceu o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte e no ano seguinte criou a Semana do Quadrinho Nacional de Manaus, que está na sua sétima edição.

Também é um dos criadores do circuito que leva os quadrinistas de Manaus a vários eventos por toda a Amazônia. Este ano o circuito inicia em abril, em Manaus, depois segue para Boa Vista, Macapá, Belém e Palmas.

Um dos trabalhos de destaque de Evaldo Vasconcelos é a série infantil Muramunhã, com histórias que enfatizam elementos culturais e personagens amazônicos, e estará à venda na Livraria Valer. As HQs são ilustradas por Rayanne Cardoso.

Eunuquis Aguiar desenha desde os cinco anos de idade e é formado em Enfermagem. Decidiu unir as duas áreas para criar produtos educativos. Uma de suas obras “A turma do Manaó”, trata de questões da saúde. Ele usa os quadrinhos para explicar termos técnicos. Inspirada em crianças e adultos reais, a HQ “Caboquinho Reflexo” usa a linguagem dos quadrinhos para conscientizar os jovens sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. 

Val Armanelli é ilustradora, poeta, artista visual, professora e quadrinista independente. Tem um trabalho marcado por fortes contrastes, seja nas cores, na execução, no texto ou na imagem. Obras marcadas pela tensão gerada pelo conflito entre uma imagem delicada e um texto e contexto pesados. Autora do quadrinho Em FuGa! (2015) e As Flores Falam (2018), e dos livros ilustrados Pseudo poemas I - Amor (2016) e II- Desconforto (2017) e dos zines Solo (2019) e Agachar (2019). A artista sempre mistura poesia, ilustração e quadrinho.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por