Projetos sociais

Letícia Frota fez história ao ser a primeira Miss Brasil recebida por um Papa em missão

A Miss Brasil Mundo amazonense fala ao BEM VIVER sobre seu encontro com o Papa Francisco

Gabrielly Gentil
online@acritica.com
09/02/2023 às 17:18.
Atualizado em 09/02/2023 às 17:18

Letícia tocou na mão do Papa Francisco durante o encontro (Foto: Assessoria do Vaticano)

A amazonense Letícia Frota fez história ao ser a primeira Miss Brasil recebida por um Papa em missão oficial. Embaixadora do Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase), a jovem majestade participou do Simpósio Internacional da Hanseníase do Vaticano - ‘Não Deixe Ninguém Para Trás’ e, na oportunidade, conheceu o Papa Francisco. O encontro ocorreu no dia 25 de janeiro. A ida de Letícia até a Itália foi um convite feito pela iniciativa Sasakawa Leprosy, juntamente ao Morhan Nacional e o Miss Brasil Mundo.

“O convite surgiu em minha ida até a Índia, também como embaixadora do Morhan Nacional, para participar do Fórum Global da Hanseníase. O mês de Janeiro é o mês para reforçar a consciencialização sobre a Hanseníase. E todos os anos acontece o Apelo Global, sendo que, neste ano, tive o privilégio de participar. O encontro com o Papa para falar da Hanseníase foi uma das partes mais marcantes do evento e estava dentro da nossa agenda de programação”, comenta a Miss Brasil Mundo 2022/2023, Letícia Frota, ao BEM VIVER. 

O encontro
Letícia participou da audiência com o Papa, que acontece todas as quartas-feiras no Vaticano, momento em que pôde estar perto e ter um contato maior com o religioso católico. “O Papa Francisco é extremamente atencioso e carinhoso com cada pessoa que está ali. Na conversa, eu peguei em sua mão e pedi a benção dele em minhas ações sociais. E assim ele fez, me abençoando com carinho”, recorda.

O idioma escolhido pela Miss para falar com o Papa foi o espanhol. Letícia falou sobre a atuação dela no projeto social na luta contra a hanseníase e sobre a sua participação no Miss Mundo 2023.

“O Papa me pediu para continuar com este trabalho, inspirando outros jovens a fazerem o mesmo. Eu estava junto com Faustino, vice-presidente do Morhan, que já foi afetado pela hanseníase. Ele também pôde falar de sua experiência com a doença para o Papa e [disse] que estava muito grato. O Papa Francisco pegou em sua cabeça como uma demonstração de orgulho e de benção”, destaca Frota. 

Simpósio
O memorável encontro entre Letícia e o Papa Francisco aconteceu após os dois dias de Simpósio Internacional da Hanseníase. A Miss também detalha a experiência vivida durante o evento. “No simpósio tivemos dias intensos de atividades, durante os quais ouvimos representantes que trabalham na causa em diversos países. Apresentamos resoluções e novas perspectivas para a atuação na causa, com base em nossas experiências no Brasil. A troca de informações é muito valiosa”, frisa. 

Missão
Como embaixadora do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (@morhannacional), Letícia atua como uma porta voz da causa. “O meu foco e desejo do coração é ajudar comunidades que precisam de recursos, atenção, carinho e visibilidade. Minha missão é atuar nas comunidades e lutar para levar minha mensagem por onde eu passar. Como Miss Brasil e Embaixadora da causa, eu não vejo barreiras e limitações para grandes resultados. Acredito que, com trabalho duro e união, nós podemos alcançar muitas plataformas e mudanças. Caminhando cada vez mais para zerar o número de casos da doença. Já estive na Índia, no Vaticano e visitei ex-colônias na nossa região”, conclui a Miss.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por