LUTO NO CINEMA

James Earl Jones, a icônica voz de Darth Vader e Mufasa, morre aos 93 anos

A causa da morte ainda não foi confirmada, mas sabe-se que ele faleceu em sua residência em Nova York, nos Estados Unidos

Michael Douglas
online@acritica.com
09/09/2024 às 18:47.
Atualizado em 09/09/2024 às 18:47

James Earl Jones deu voz a vários personagens icônicos do cinema (Foto: Reprodução)

Morreu nesta segunda-feira (9), aos 93 anos, o ator e dublador norte-americano James Earl Jones, conhecido mundialmente por dar voz ao vilão Darth Vader, da franquia 'Star Wars', e ao leão Mufasa, do filme 'O Rei Leão'.

A causa da morte ainda não foi confirmada, mas sabe-se que ele faleceu em sua residência em Nova York, nos Estados Unidos. 

James foi um dos poucos artistas do mundo a conseguirem um EGOT - quando o artista conquista um Emmy (TV), Grammy (Música), Oscar (Cinema) e Tony (Teatro). 

Ele ganhou grande notoriedade mundial a partir de 1977, quando se tornou a voz do personagem Darth Vader, papel que interpretou em cinco filmes (Uma Nova Esperança, O Império Contra-Ataca, Retorno de Jedi, A Vingança dos Sith e Rogue One), além de séries de TV e jogos eletrônicos.

Na década de 1980 ele fez o papel de Rei Jaffe Joffer, pai de Eddie Murphy na comédia 'Um principe em Nova York'. Já na década seguinte ele deu voz a outro rei, Mufasa, pai do protagonista da animação 'O Rei Leão'.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por