Risadas

Irreverentes e originais, humoristas de stand-up fazem a festa na segunda noite do Passo a Paço 2024

Espetáculo ocorreu no Teatro da Instalação, na noite de sexta-feira (06)

Gabriel Machado
online@acritica.com
07/09/2024 às 09:29.
Atualizado em 07/09/2024 às 09:29
Humoristas amazonenses subiram ao palco para um show especial de stand-up (Fotos: Daniel Brandão/A Crítica)

Humoristas amazonenses subiram ao palco para um show especial de stand-up (Fotos: Daniel Brandão/A Crítica)

Das 20h30 às 22h, na noite de sexta-feira (06), o Teatro da Instalação (rua Frei José dos Inocentes, Centro) foi tomado por muita irreverência e risadas, quando sete humoristas amazonenses subiram ao palco para um show especial de stand-up. A apresentação fez parte da segunda noite do festival Manaus Passo a Paço 2024.

Logo na introdução do espetáculo, o comediante Marcos Paiva falou à plateia: “É apenas piada, não levem para o coração”. Prontamente, o público atendeu e se rendeu às apresentações de Marco André, Diego Nascimento, Tiago Ribeiro, Dan Dias, Beto Monteiro e Dunga Mesquita, que se revezaram no palco ao longo da noite.

Em tempos em que o “politicamente incorreto” pode fazer ou quebrar a carreira de um humorista - resultando no temido cancelamento -, o recado de Paiva se faz pertinente: afinal, vale tudo por uma risada?

“No palco, é um personagem, uma persona. Nada daquilo ali representa o que a gente pensa de verdade. Tanto que, quando viraliza uma piada, as páginas de fofoca não colocam ‘Comediante faz piada com tal coisa’. Não, elas botam assim: ‘Marcos Paiva falou isso’. A gente não se priva no show, a gente faz piada com tudo. Porém, antes de começar a apresentação, explicamos que é só piada”, afirmou Paiva.

Quinto comediante a se apresentar, Dan Dias comentou sobre a importância do Passo a Paço para a cena de humor, trazendo novo público e proporcionando aos artistas a oportunidade de ocuparem espaços históricos do Centro de Manaus.

“O stand-up de Manaus ser conhecido pelo público é muito bom para nós, porque tem gente que, por incrível que pareça, não sabe que tem stand-up comedy na cidade, mesmo já existindo há 7 anos. O festival é uma boa oportunidade para o pessoal que vai conferir outras segmentos artísticos, como o teatro, de conhecer novas artes. Ontem mesmo, quem veio assistir ao teatro ficou para o stand-up”, frisou Dan.

O show

O humorista Beto Monteiro falou sobre a sensação de se apresentar, pela segunda vez consecutiva, no festival. Com um número em que reuniu piadas sobre maconha, com direito à uma analogia genial sobre a animação “Os Incríveis” e gravidez na adolescência, Beto fez sucesso.

“É maravilhoso estar aqui, é um público diferente. Nem sempre são as pessoas que estão acostumadas a ir nos shows de stand-up. Isso é muito legal para divulgar o nosso trabalho, para a galera conhecer. Ano que vem estamos aqui de novo, se Deus quiser”, ressaltou.

Outro favorito da noite, Dunga Mesquita vê com bons olhos o futuro do humor amazonense. Ele foi responsável por encerrar a noite no Teatro da Instalação.

“O humor aqui no Amazonas já está em uma grande expansão e, nos próximos anos, os comediantes que já estão na cena vão ficar ainda melhores, e vão surgir novos comediantes. Isso vai fazer com que as pessoas entendam que o humor é arte, que piada é uma forma de expressão, assim como filme, novela ou peça teatral. Então, acho que, daqui há um tempo, a comédia stand-up no Amazonas vai circular em todas as tribos”, encerrou Dunga.

Sobre o festival

O Manaus Passo a Paço 2024 conta com uma impressionante linha de atrações - incluindo uma estrela internacional -, 19 atrações nacionais e 80 locais. No total, 1,2 mil artistas estarão envolvidos nas apresentações, que englobam música, dança e teatro. O evento também oferece uma feira de gastronomia, artes integradas, exposições e artesanato, destacando a riqueza cultural do Centro.

Este ano, 450 mil pessoas devem passar pelo festival, que possui, como novidades, ilhas de hidratação, instaladas em pontos estratégicos para evitar emergências de saúde pública, além de transmissão dos shows em Libras e espaços PcD e sensorial para pessoas com autismo.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por