O espetáculo que estreia nesta sexta-feira (20), às 19h30, também terá apresentações no sábado (21), às 19h30 e domingo (22), às 18h. A entrada é gratuita, mas é possível contribuir com um alimento não perecível
(Foto: Divulgação)
Pelo terceiro ano consecutivo, a Igreja Batista de Lagoinha Manaus Sede recebe mais um espetáculo de Natal. O espetáculo que estreia nesta sexta-feira (20), às 19h30, também terá apresentações no sábado (21), às 19h30 e domingo (22), às 18. A igreja fica localizada na avenida Desembargador João Machado, 59, bairro Flores, Zona Centro-Oeste de Manaus.
O espetáculo que leva o nome “Francisca e A Estrela de Natal“, aborda a história de uma menina de rua que enfrenta a pobreza e miséria todos os dias, até mesmo na noite de Natal. Prestes a comer o seu único pedaço de pão, é surpreendida por um menino de rua que curiosamente se chama “Pão”. Ele traz consigo uma missão de Natal: contar a história do menino Jesus para Francisca! Entre uma conversa e outra uma estrela cadente surge os levando para uma viagem distante, há milênios atrás, no Oriente Médio!
A peça traz Francisca e Pão entrando na história verídica dos passos de Maria e José até a chegada do menino Jesus na terra, trazendo com seu nascimento a salvação para o mundo. Pão apresenta esse mundo pra Fransica, que fica encantada com tudo o que vê e vai compreendendo qual o verdadeiro sentido de Natal!
Roteirizada por Clayson Charles - artista amazonense que ganhou um prêmio Bibi Ferreira por melhor musical “Um grande Encontro” em 2024- - e com canções originais de Bradley Knight, o espetáculo tem 1h20 de duração, regado a muita aventura, música, e o principal: a história verdadeira do Natal!
Produção
Juntando um time de aproximadamente 100 voluntários entre cantores, bailarinos, artistas plásticos, figurantes, cenografistas, figurinistas, caracterização, staff, sonoplastia, iluminação, “Francisca e a Estrela de Natal” é produzido pelo CREATE, time de artes da Lagoinha Manaus SEDE, liderado por Krishna Pennutt há três anos. Nesse ano Pennutt agrega no seu time a co-direção e produção de Clayson Charles, Laís Reis e Thiana Colares, grandes figuras artísticas do cenário amazonense.
De acordo com Krishna Pennutt, “a arte é desenvolvida em nós pelo criador do mundo, já que como seus filhos herdamos com ele o senso criativo, dom esse nos dado para revelar o que não é possível enxergar aos olhos nus de forma criativa - destaca a ex-participante do The Voice Brasil 2021 e diretora-produtora artística do espetáculo, Krishna Pennutt.
“Como poderíamos mostrar para o mundo uma história como essa tão antiga se não temos vídeos ou fotos? Nosso século tá tão acostumado com as mídias sociais, com a tela do celular”. A arte nos permite criar e deixar no imaginário humano tudo o que foi feito e vivido naquele cenário há milênios atrás. Todos querem saber como o nosso menino nasceu,e como a comunidade daquela época recebeu a grande notícia que o Salvador estava finalmente chegando. Somente a arte nos possibilita trazer isso ao espectador, através da manisfestação cênica”.
Cenário
A cenografia foi originalmente desenvolvida por Juca Di Souza porém adaptada por Ilener Tinho.
“Fizemos um trabalho de pesquisa, estudamos as cores e texturas que trariam 3 ambientes simultâneos apresentados no espetáculo: a sala de estar de Fransisca em fase adulta, a realidade das ruas de Francisca Criança, e terra de Israel. ”Acredito que o público vai ficar encantando com 3 mundos diferentes em um mesmo palco, envolvidos com a interação que todo o elenco tem com o público durante o espetáculo inteiro”, revela Krishna.
“Traga sua família, seus amigos e venham junto com Francisca, conhecer o verdadeiro sentido de Natal! Queremos dar significado para essa data comercial, trazer a importância para essa data ser comemorativa. De fato, unir famílias, pessoas, levar o amor assim como o Deus da obra fez quando veio em sua forma de filho unigênito para à humanidade”, conclui.
Os interessados em assistir o espetáculo podem comparecer à igreja e entregar um alimento não perecível. Não é obrigatório, a entrada é gratuita.