Essa é a primeira vez na história que um filme brasileiro é indicado ao Oscar de Melhor Filme. A atriz brasileira também concorre a melhor atriz
O filme “Ainda Estou Aqui”, estrelado por Fernanda Torres, recebeu três indicações ao Oscar 2025. A produção brasileira concorre nas categorias de “Melhor Filme”, “Melhor Filme Internacional” e “Melhor Atriz”. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (23) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, em Los Angeles. A cerimônia do Oscar 2025 está marcada para o dia 3 de março, no Dolby Theatre, em Hollywood.
Dirigido por Walter Salles, o filme é uma adaptação de um livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, que narra a trajetória de sua mãe, Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres), durante a ditadura militar no Brasil. O filme retrata todo o drama em torno do desaparecimento do ex-deputado Rubens Paiva, pai de Marcelo, que nunca foi encontrado pela família.
Esta é a primeira vez na história que um filme brasileiro disputa a maior categoria do Oscar, “Melhor Filme”. "Ainda Estou Aqui" irá competir com os filmes “Anora”, “O Brutalista”, “Um Completo Desconhecido”, “Conclave”, “Duna: Parte 2”, “Emilia Pérez”, “Nickel Boys”, “A Substância” e “Wicked”.
Na categoria “Melhor Filme Internacional”, o filme brasileiro vai competir contra as produções “Emilia Pérez”, da França; “A Semente do Fruto Sagrado”, da Alemanha; “Flow”, da Letônia; e “A Garota da Agulha”, da Dinamarca.
A indicação de "Ainda Estou Aqui" encerra um jejum de 26 anos para o cinema brasileiro. A última vez que o Brasil havia sido indicado ao Oscar nessa categoria foi em 1999, com o clássico "Central do Brasil", também dirigido por Walter Salles.
Já na categoria “Melhor Atriz”, Fernanda Torres enfrenta grandes nomes como Mikey Madison (Anora), Demi Moore (A Substância), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez) e Cynthia Erivo (Wicked). A indicação de Fernanda Torres nesta categoria ocorre 26 anos após a indicação de sua mãe, Fernanda Montenegro, por Central do Brasil, em 1999.
Ainda Estou Aqui estreou em novembro de 2024 e já chamou a atenção da crítica internacional, ganhando notoriedade com prêmios como o Globo de Ouro na categoria de “Melhor Atriz de Drama”. O filme brasileiro também recebeu uma indicação ao Globo de Ouro como “Melhor Filme Internacional”, mas perdeu para o filme francês Emilia Pérez. Além disso, no último dia 15, Ainda Estou Aqui foi indicado ao Bafta, na categoria de “Melhor Filme em Língua Não Inglesa”. A premiação acontece no dia 16 de fevereiro, em Londres.