Competição

Gandhicats é selecionado para o 41º Festival de Dança de Joinville

A companhia de dança do Amazonas foi selecionada com quatro trabalhos para a competição principal. A primeira apresentação é nesta sexta-feira (19)

Gabrielly Gentil
online@acritica.com
18/07/2024 às 17:53.
Atualizado em 18/07/2024 às 19:26

Essa é a terceira vez que o grupo participa do Festival de Dança da Joinville (Foto: Marcus Bessa/Divulgação)

A companhia de dança Gandhicats vai participar do 41º Festival de Dança de Joinville – reconhecido pelo Guinness Book como o maior festival de dança do mundo em número de participantes. O grupo foi selecionado com quatro trabalhos para a competição principal: um em danças urbanas, dois em dança contemporânea e um em danças populares brasileiras. Este último com direito a apresentação do Boi Garantido. 

O evento acontece de 15 a 27 de julho, em vários palcos situados em locais estratégicos da capital nacional da dança, sendo o Centreventos Cau Hansen (Av. José Vieira, 315 – América, Joinville - SC) o principal deles. O Gandhicats vai competir nos dias 19, 22, 23 e 25 de julho. 

A primeira coreografia, apresentada no dia 19, se chama “Mia”. É um solo dançado pela bailarina Bianca Andrade. No dia 22, o grupão se apresenta com a coreografia “O Boi do Povo Vermelho” na categoria de danças populares brasileiras. No dia 23, o duo de dança contemporânea sênior é coreografado pelas bailarinas Carla Malcher e Jessy Carlos. E, no dia 25, o grupão compete na categoria de danças urbanas. 

A Vakinha

Uma equipe com pelo menos 50 pessoas, sendo 45 bailarinos, além de maquiadores, produção e staff desembarcou em Joinville nessa última quarta-feira (17) para o festival. Mas, para que isso fosse possível, foi necessária a realização de rifas e eventos para arrecadar fundos. “Em relação a ‘vakinha’, ainda estamos longe de arrecadar o valor total. E ela é exatamente para cumprir toda a parte de cenografia que o grupo tá levando”, esclarece Gandhi Tabosa, coreógrafo e fundador da Cia. Gandhicats.

“Preparamos grandes coreografias, com grandes estruturas. A gente está trazendo um cenário gigantesco, tanto que a nossa ‘vakinha’ online tá orçada em R$ 25 mil. Tudo isso é somente para o nosso cenário. Então queremos trazer verdadeiros espetáculos para surpreender”, complementa Tabosa.

O link da ‘vakinha’ online está disponível em dois perfis do Instagram (@gandhicats e @ghanditabosa). Os interessados podem ajudar por meio de doações, e até mesmo compartilhando a ‘vakinha’ e os demais conteúdos das redes sociais da companhia, a fim de alcançar ainda mais pessoas que admiram o trabalho realizado pelo Gandhicats. 

Projetos
Após o Carnaval, a mostra no Teatro Amazonas e a apresentação no Festival de Parintins, o Gandhicats retomou os ensaios para o Festival de Dança de Joinville. “Meio que a gente está sem parar desde o início do ano, desde o Carnaval, quando fizemos a Comissão de Frente da Mocidade Independente de Aparecida. E, assim, muito orgulho, porque eu vejo que estamos colhendo e alcançando cada vez mais lugares que a gente sempre sonhou, né? Isso só reflete toda a nossa dedicação, todo o empenho do grupo, dos bailarinos e tudo que a gente tem feito”, celebra Gandhi.  

E ao retornar de Joinville, o grupo se prepara para o Festival de Ciranda de Manacapuru. “Fechamos com a Ciranda Tradicional, e já existe uma grande expectativa sobre o nosso trabalho nesse festival. Afinal, é uma festa nova para a gente, né? Não conhecemos, então estamos bem ansiosos”, conclui o coreógrafo.

Saiba mais
 >> Sobre o Gandhicats no festival

O Gandhicats participou e competiu pela primeira vez no Festival de Dança de Joinville em 2019. Naquele ano, ganhou em primeiro lugar e levou o título de melhor grupo do festival, com o nome marcado na calçada onde estão presentes os grandes nomes da dança nacional que fizeram história no festival. Em 2021, foi a última participação do Gandhicats, que ficou em terceiro lugar com “A Janta”. E, em 2024, retorna às competições a nível nacional.

Serviço

O quê: Festival de Dança de Joinville

Quando: 15 a 27 de julho

Apresentação do Gandhicats: 19, 22, 23 e 25 de julho

Onde: Em vários palcos situados em diferentes pontos da cidade, sendo o Centreventos Cau Hansen (Av. José Vieira, 315 – América, Joinville - SC) o principal deles

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por