Consagração

Gandhicats conquista mais um prêmio no Festival de Dança de Joinville

O grupo realizou a coreografia 'Criado Mudo' que foi interpretada por duas dançarinas

Arquipo Góes
24/07/2024 às 13:01.
Atualizado em 24/07/2024 às 13:01

Gandhi Tabosa, fundador do grupo junto com as dançarinas Carla Malcher e Jéssyca Carlos (Foto: Divulgação)

Mais um prêmio foi conquistado nessa terça-feira (23) pela companhia de dança Gandhicats Project, que conquistou o primeiro lugar na categoria Duo Dança Contemporânea Sênior no 41º Festival de Dança de Joinville (SC), o grupo realizou a coreografia 'Criado Mudo' que foi interpretada pelas dançarinas Carla Malcher e Jéssyca Carlos.

A performance trazia na bagagem uma reflexão racial com relação ao longo do tempo, lembrando o passado e presente. Gandhi Tabosa, coreógrafo e fundador da Cia. Gandhicats falou dos detalhes da preparação para essa apresentação. 

A apresentação das bailarinas (Foto: Divulgação)

“A trilha por exemplo foi bem pensada e levava o público a um lugar tenso para trazer essa experiência sensorial da ancestralidade muito duro que nosso povo viveu no passado, e como foram apenas duas dançarinas que apresentaram, a plateia fixou muito mais o olhar nelas e conseguiu perceber com mais precisão os detalhes dos movimentos” disse o coreográfo. 

Na segunda-feira (22) o grupo também conquistou o primeiro lugar na categoria Danças Populares Brasileiras em Conjunto Sênior, os bailarinos mostraram na apresentação a cultura do Amazonas, representado pelo Boi bumbá Garantido. O auto do boi foi encenado com a presença dos tradicionais personagens.

“Foi muito emocionante, o grupo inteiro está emocionado, pois foi algo que foram meses planejando, o Festival de Dança de Joinville é muito importante para os grupos de dança, foram 600 inscritos e apenas 06 foram classificados para a final e fomos escolhidos, é muito difícil estar aqui, a logística pra chegar, o material que precisa ser levado, cenografia por exemplo foi um custo de 30 mil para a produção e transporte de Manaus até aqui” disse o fundador. 

Bailarinas da coreografia campeã (Foto: Divulgação)

 Nesta quinta-feira (24) o grupo compete novamente na categoria Danças Urbanas com a apresentação “Povo do Som”, os ensaios do grupo ainda continuam.

 A Vakinha

 Uma equipe com pelo menos 50 pessoas, sendo 45 bailarinos, além de maquiadores, produção e staff desembarcou em Joinville desde a última quarta-feira (17) para o festival. Mas, para que isso fosse possível, foi necessária a realização de rifas e eventos para arrecadar fundos. 

“A ‘vakinha’ ela é exatamente para pagar todos os custos que o grupo está tendo com essa viagem que não é barata, ainda não estamos com todo o dinheiro, estamos devendo algumas pessoas que tornaram essa viagem possível, mas precisamos dessa ajuda dos admiradores do nosso trabalho e de patrocínio”, esclarece Gandhi Tabosa.

O link da ‘vakinha’ online está disponível https://www.vakinha.com.br/vaquinha/gandhicats-em-joinville . Os interessados podem ajudar por meio de doações, e até mesmo compartilhando a ‘vakinha’ e os demais conteúdos das redes sociais da companhia, a fim de alcançar ainda mais pessoas que admiram o trabalho realizado pelo Gandhicats. 

 Projetos

 Ao retornar de Joinville, o grupo se prepara para o Festival de Ciranda de Manacapuru. “Fechamos com a Ciranda Tradicional, e já existe uma grande expectativa sobre o nosso trabalho nesse festival. Afinal, é uma festa nova para a gente, né? Não conhecemos, então estamos bem ansiosos”, conclui o coreógrafo.

 Gandhicats no Festival de Dança de Joinville

 O Gandhicats participou e competiu pela primeira vez no Festival de Dança de Joinville em 2019. Naquele ano, ganhou em primeiro lugar e levou o título de melhor grupo do festival, com o nome marcado na calçada onde estão presentes os grandes nomes da dança nacional que fizeram história no festival. Em 2021, foi a última participação do Gandhicats, que ficou em terceiro lugar com “A Janta”. E, em 2024, retornou às competições a nível nacional.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por