Premiação

Fernanda Torres tem chances reais no Oscar?

Críticas de cinema analisam a possibilidade de indicação e vitória após a atriz brasileira vencer o Globo de Ouro

Gabrielly Gentil
online@acritica.com
07/01/2025 às 16:36.
Atualizado em 07/01/2025 às 17:35

Fernanda Torres posou sorridente com a estatueta do Globo de Ouro (Amy Sussman/Getty Images via AFP)

Fernanda Torres, 59, fez história ao vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Filme de Drama por sua atuação em "Ainda Estou Aqui". A brasileira concorreu com nomes como Angelina Jolie, Nicole Kidman e Kate Winslet. O evento ocorreu no domingo (5) no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles. 

Com essa conquista, Fernanda se tornou a primeira atriz brasileira a ganhar o prêmio, como previu o site americano Variety, de grande influência na indústria cinematográfica mundial, que a apontou como favorita para vencer o prêmio de Melhor Atriz em Filme Dramático.

A vitória reacende esperanças para o Oscar, principal prêmio cinematográfico mundial, que acontece no dia 2 de março. 
O Globo de Ouro é frequentemente visto como um indicador de sucesso nas indicações do Oscar, pois ambos reconhecem excelência no cinema. Então isso significa que Fernanda Torres têm reais chances de ser indicada e, possivelmente, vencer o Oscar? Veja a opinião de jornalistas da região Norte que integram o time de votantes externos do Globo de Ouro.  

Camila Henriques, crítica no ‘Feito por Elas’, é a primeira amazonense a integrar o grupo que vota na premiação. Para ela, a indicação ficou mais fácil, ainda que seja improvável que Fernanda Torres apareça no SAG Awards, um prêmio mais populista e com forte apelo em nomes mais conhecidos do público dos EUA.

Camila Henriques é a primeira amazonense a integrar o grupo que vota na premiação

 “Sobre vitória, ainda está cedo pra dizer, porque Demi Moore foi outra que saiu fortalecida do Globo de Ouro, mas há uma famosa resistência em premiar atuações no cinema de horror. Mikey Madison parece ainda a favorita, mas a derrota para Moore foi um obstáculo, e Marianne Jean-Baptiste ganhou os principais prêmios da crítica, e ainda tem Cynthia Erivo, Angelina Jolie, Karla Sofia Gascón e Nicole Kidman”, analisa.

Para Henriques, é certo que Fernanda vai crescer bastante nas próximas semanas e o filme também, ainda que na sua opinião seja quase impossível tirar o prêmio de Emilia Pérez. “Vai ser emocionante até o momento que Cillian Murphy abrir o envelope com o nome da vencedora”, conclui a jornalista. 

Disputa acirrada

A crítica de cinema paraense Lorenna Montenegro se sente feliz por ter contribuído de certa forma, como membro votante do Globo de Ouro, para a premiação de Fernanda Torres por "Ainda Estou Aqui". Para ela, é muito significativo para o cinema brasileiro, não só a vitória de Fernanda, mas também a indicação do filme na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa.

A crítica de cinema paraense Lorenna Montenegro acredita que Fernanda Torres têm chances de ser indicada ao Oscar

 No entanto, ela ressalta que, diferente do Globo de Ouro, o Oscar oferece apenas cinco vagas. Isso deixa a competição ainda mais acirrada. "Então, é um crivo muito rigoroso, com muita disputa. E a gente sempre tem que considerar que existe uma chance real de as cinco atrizes que concorreram na categoria de comédia musical – que Demi Moore ganhou – entrarem todas no Oscar".

Além disso, ela sugere que existe também a possibilidade real de Marianne Jean-Baptiste, atriz francesa do filme "Hard Truths", de Mike Leigh, concorrer ao BAFTA (British Academy Film Awards), pois ela ganhou três prêmios importantes de Melhor Atriz nos últimos dias. 
"Se ela ganhar o BAFTA, acho que ela é uma das prováveis indicadas. E, se isso não acontecer, vai ser uma zebra, porque ela está muito cotada”. 

E acrescenta: “A Fernanda está concorrendo com muitas atrizes, inclusive algumas que não estavam indicadas ao Globo de Ouro. Mas com esse Globo de Ouro histórico, suas chances de indicação ao Oscar se tornam muito mais concretas. Isso porque, nos últimos dias, os cerca de 9 mil membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood precisam votar. Agora, eles terão a oportunidade de ver o filme que não viram ainda, assistindo com essa nova perspectiva: ‘Eu preciso assistir esse filme porque Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro’”.

Saiba mais
 >> A premiação

Ao subir ao palco para receber o Globo de Ouro, Fernanda Torres agradeceu ao diretor Walter Salles e dedicou o prêmio à sua mãe, Fernanda Montenegro, que também foi indicada ao prêmio na mesma categoria em 1999 por "Central do Brasil", dirigido pelo mesmo diretor.“Ainda Estou Aqui” também foi indicado na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, mas perdeu para “Emilia Perez”.

“E claro que eu quero te agradecer, Walter Salles, é meu parceiro, meu amigo... E claro que quero dedicá-lo à minha mãe. Você não tem ideia de que ela estava aqui há vinte e cinco anos, e isso é como uma prova de que a arte pode perdurar pela vida, mesmo em momentos difíceis como estes, que a incrível Eunice Paiva passou”, disse, emocionada.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por