Kianumaká-Manã

Exaltando a "protetora da Floresta", a Grande Família traz a zona Leste para o Sambódromo

O tema do samba-enredo faz um apelo pela proteção da fauna, flora e dos povos indígenas do Brasil. Desfile também presta homenagens ao ex-presidente da agremiação

Lucas Motta
online@acritica.com
04/02/2024 às 03:09.
Atualizado em 04/02/2024 às 03:12

(Foto: Jeiza Russo)

O que você vai ler:

  • Grande Família é a sexta escola de samba a desfilar neste sábado.
  • O samba-enredo, “Kianumaká-Manã - A protetora da floresta”, é um apelo pela proteção da natureza.
  • Escola celebra a memória do ex-presidente, Luiz Lima.

A Grande Família entrou no desfile com a força de “Kianumaká-Manã - A protetora da floresta”. O tema do samba-enredo faz um apelo pela proteção da fauna, flora e dos povos indígenas do Brasil. Fazendo jus aos símbolos da escola, o galo, a grande família canta na madrugada deste domingo como um grande coral. 

A sexta escola de samba a desfilar neste domingo (4) buscou a inspiração do tema nos contos indígenas do povo Xakriabá, natural do estado de Minas Gerais (MG). Para contar a lenda de Kianumaka-manã, a indígena que se transforma em onça pintada para lutar contra o desmatamento, o galo da zona leste conta com 20 alas e três carros alegóricos.

O presidente da escola de samba, Cleildo Barroso, o “Caçula”, disse que agremiação vem mostrar a força da zona leste e que veio para levar o título.

“É nessa madrugada que o galo canta e a onça ruge, viemos aqui pra fazer uma festa e mostrar o tamanho da zona leste, da grande família que já carrega a grandeza no nome”, afirma Caçula.  

O desfile também é uma homenagem para o ex-presidente da escola de samba, Luiz Gilberto Lima, que faleceu em dezembro do ano passado. Ele foi um dos idealizadores do tema. A rainha de bateria da escola, Arleane Marques, lembrou emocionada do legado dele. 

“Isso tudo aqui também é por ele e para ele. Sei que ele está lá em cima vendo a festa que ele preparou. Não vamos deixar por menos, a festa vai ser grande porque esse é o jeito da Grande Família e da Zona Leste”, disse a rainha.

Ficha técnica 

Presidente: Cleildo Barroso “Caçula”; 
Carnavalescos: Jorge Granjeiro e Leon Medeiros; 
Número de alas: 20;
Alegorias: três carros alegóricos.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por