DNA amazonense em Milão

Estilista amazonense, Maurício Duarte, participa de evento paralelo à Semana de Moda de Milão

Duarte fez parte do evento AWAKE, que ocorreu em paralelo à Semana de Moda de Milão, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)

Portal A Crítica
online@acritica.com
21/09/2024 às 18:57.
Atualizado em 21/09/2024 às 19:03

Maurício Duarte apresentou a coleção ‘Piracema’ inspirado em um trabalho de pesquisa realizado por ele, em 2015, quando usou escamas de pirarucu como bordado para uma ombreira

Após o sucesso na New York Fashion Week (NYFW), temporada de moda internacional realizada em Manhattan, Nova York, o estilista amazonense Maurício Duarte cruzou o Oceano Atlântico e participou, na última semana, do AWAKE, evento que ocorreu em paralelo à Semana de Moda de Milão, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Realizado na famosa Terrazza Martini, o objetivo do AWAKE – que em inglês significa acordar – é dar visibilidade internacional a marcas brasileiras que desenvolvem moda criativa, autoral, sustentável e socialmente consciente. Além disso, visa fomentar a realização de negócios entre as marcas nacionais e os compradores internacionais convidados pela ApexBrasil.

“Foi uma experiência incrível! É sempre muito gratificante poder levar o nome do Amazonas para tantos locais diferentes e de diferentes línguas. Fazer isso, por meio da moda e da nossa ancestralidade, tem uma importância ainda maior”, comenta Maurício Duarte que apresentou a coleção ‘Piracema’, inspirado em um trabalho de pesquisa realizado por ele, em 2015, quando usou escamas de pirarucu como bordado para uma ombreira.

Maurício Duarte cruzou o Oceano Atlântico e participou, na última semana, do AWAKE, evento que ocorreu em paralelo à Semana de Moda de Milão, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). (Divulgação)

 Com curadoria das empresas ADN Reset e Métier Tropical – leia-se: Jonathan Marques e Dani Russo, respectivamente – o evento contou com outros 19 designers brasileiros. Dentre eles: Alexandre Pavão, Alina Amaral, Murmaid e Barbara Muller, por exemplo.

“Sempre há uma certa curiosidade no que é produzido no Brasil e, consequentemente, na Amazônia, de uma forma geral. Então este é o momento para mostrarmos a nossa criatividade e todo o designer que conseguimos criar a partir de elementos sustentáveis”, explica o estilista.

As peças da coleção ‘Piracema’ foram produzidas a partir de linho, seda com algodão e plissados de viscose com poliéster ecológico, e contam com acessórios criados pelo mineiro Carlos Penna.

“Tudo o que apresentamos vai muito além da moda pela moda, é arte. Todas as peças e costuras são uma forma de mostrar que o Norte do Brasil é composto por diversos artistas que fazem a diferença e que, cada vez mais, estão conquistando o mundo”, finaliza Maurício Duarte.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2024Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por