Turnê já passou por mais de 100 cidades e vários países desde a sua criação, em 2015
Admirador da obra de Renato Russo, o músico e psicólogo Samuca Luna é quem faz as apresentações. (Divulgação)
Reviver memórias, sentimentos e revisitar antigas sensações, além de ajudar a enfrentar medos e angústias. Esse é o propósito principal do espetáculo Cronovisor, que une a música de Renato Russo e a Psicologia, em uma turnê independente que já passou por palcos no mundo todo.
Quem dá vida às apresentações é Samuca Luna. Fã de carteirinha de Renato, e psicólogo por formação, Samuca (@samucaluna) se especializou nos estudos sobre compositores que transformam dor emocional em música, um processo que em Psicologia é chamado de ‘sublimação’.
O espetáculo passa por Manaus no dia 28 de abril, com apresentação no palco do Teatro Manauara, a partir das 20h. O artista Samuca Luna destaca o que o público pode esperar do show.
O projeto é resultado da monografia do Samuca. Ele estudou a relação entre música e sentimento nas obras de diversos cantores, entre eles, Renato Russo, que foi o cantor em que mais o psicólogo aprofundou os estudos.
Em 2015 foi realizada a primeira turnê. E de lá pra cá, já são mais de 100 cidades brasileiras visitadas, e pelo menos 9 países.
As apresentações mostram trazem de uma forma revisitada as canções do ídolo do rock brasileiro Renato Russo, em uma verdadeira viagem que mescla arte e psicologia pelo universo do vocalista da banda Legião Urbana.
Espetáculo propões viagem no tempo e muitas emoções.
Nesta nova temporada, Cronovisor apresenta os detalhes por trás das
canções e do processo criativo de Russo, suas angústias, medos e depressão.
Samuca é um admirador do legado do cantor Renato Russo, e dispensa o rótulo ‘cover’. Ele explica de que forma une as canções com a psicologia durante as apresentações.
No meio artístico, Samuca como produtor de shows e trabalhei com grandes artistas nacionais, produzindo shows de Nando Reis, Frejat, Charlie Brown Jr, Leoni, Humberto Gessinger e até mesmo do Dado Villa-Lobos da banda Legião Urbana.
‘Máquina do tempo’
O ‘Cronovisor’ foi pensado para levar as pessoas ao passado. Samcuca lembra que o nome do espetáculo faz menção à uma máquina inventada por um padre italiano, na década de 1950, que tinha o propósito de fazer as pessoas viajarem no tempo.
Samuca conta que em seus espetáculos, o passado pode ter vários significados.
“A ideia do passado não é somente no tempo cronológico e sim no próprio existencialismo de cada um. Voltar ao passado sentimental. Voltar e revisitar antigas sensações. Encarar medos, angústias”, explica.
Samuca Luna une Psicologia e Música no palco, em um show que traz as memórias do ídolo Renato Russo.
O show também conta com momentos da vida de Renato Russo retratados de uma forma diferenciada, além da música.
Há também canções especiais, segundo o artista, que o público só encontra em Cronovisor, como a canção “Conversa Entre Nós”, inspirada em uma conversa que Renato teve com a mãe.
Cronovisor é um show moderno, desde a sua divulgação até o processo de venda e entrada no teatro. Não há vendas em pontos físicos, por exemplo. Os ingressos são 100% virtuais e podem ser comprados unicamente no site oficial www.cronovisor.com.br.
“Vai ser um show ímpar. Prometo boas risadas e muitas lágrimas. Só vem quem não tem medo de encarar seu passado e chorar um pouco. É uma terapia”, conclui.