Entre os temas abordados, o Entrelugares mergulha nas políticas culturais que impulsionaram o setor audiovisual, como as Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, além de trazer análises sobre os novos horizontes alcançados pelo cinema local, mesmo em tempos de crise
(Foto: Reprodução/Pixabay)
O Entrelugares: diálogos entre a História e o Audiovisual, apresentado por Adrian de Souza Santos, mestrando em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), chega para abrir um espaço único de reflexão sobre a produção cinematográfica amazonense.
A iniciativa, contemplada pelo edital 01/2023 da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), utiliza o método da História Oral como fio condutor para entender o sucesso do cinema local, especialmente durante o período da pandemia da COVID-19.
Como desdobramento da pesquisa contemplada, com o título "Diretores em foco: a produção audiovisual amazonense através das lentes da História Oral", o podcast tem como missão compreender como o cinema amazonense não apenas sobreviveu, mas se destacou em um dos períodos mais desafiadores da história recente.
Por meio de uma análise cuidadosa, baseada em entrevistas com profissionais do setor, revisão bibliográfica e contextualização histórica, o Entrelugares desmistifica a centralização da produção audiovisual no eixo Rio-São Paulo e evidencia a potência criativa da Amazônia.
A apresentação do trabalho aconteceu no VII Encontro Estadual de História da ANPUH-AM, que ocorreu na UFAM. (Foto: Divulgação)
A apresentação do trabalho aconteceu no VII Encontro Estadual de História da ANPUH-AM, que ocorreu na UFAM. (Foto: Divulgação)
Entre os temas abordados, o Entrelugares mergulha nas políticas culturais que impulsionaram o setor audiovisual, como as Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, além de trazer análises sobre os novos horizontes alcançados pelo cinema local, mesmo em tempos de crise.
Para Adrian, que sempre esteve envolvido com a cena cultural amazonense, o podcast é a realização de um sonho: unir sua paixão pelo cinema com sua formação como historiador. A ideia nasceu após um curso de roteiro e direção com o cineasta Bernardo Ale Binader e ganhou força ao perceber o impacto da pandemia na criatividade e resistência dos artistas locais.
O podcast, produzido pelo mestrando em História Adrian de Souza Santos, foi fruto do projeto “Diretores em foco: a produção audiovisual amazonenses através das lentes da História Oral”, contemplado pelo edital 01/2023 da Lei Paulo Gustavo, da SEC-AM (Foto: Divulgação)
O podcast foi fruto da dissertação “Diretores em foco: a produção audiovisual amazonenses através das lentes da História Oral”, do mestrando Adrian de Souza Santos (Foto: Divulgação)
O Entrelugares já está disponível no Spotify e no YouTube, oferecendo uma experiência que conecta cultura, história e audiovisual. Um convite para todos que desejam conhecer mais sobre o cinema amazonense e suas histórias.
Para mais informações, envie um e-mail para: opodcastentrelugar@gmail.com