Representante do Governo Federal falou sobre a descentralização de produções
A secretária do Audiovisual, do Ministério da Cultura (MinC), Joelma Gonzaga, destacou que o Matapi fortalece a cena nortista. (Aline Fidelix/Matapi)
O Matapi - Mercado Audiovisual das Amazônias iniciou sua sétima edição, na terça-feira (26/11), com nomes que fazem a diferença na cultura visual e sonora nacional. Na mesa de “Políticas públicas: os rumos do audiovisual brasileiro”, a secretária do Audiovisual, do Ministério da Cultura (MinC), Joelma Gonzaga, compartilhou sua experiência sobre o que tem vivenciado em todo o país e destacou que o Matapi fortalece a cena nortista, valorizando o olhar dos amazônidas e promovendo a expansão de oportunidades.
Formada em Artes, com foco no cinema e no audiovisual, Joelma tem uma sólida carreira como produtora executiva e criativa, com filmes premiados e exibidos nos principais festivais do mundo, como Cannes, Locarno e Festival do Rio.
Ela falou de sua experiência há 1 ano e 10 meses no Ministério da Cultura e de como estão sendo feitas as políticas públicas em torno do fortalecimento do cenário cultural nesta retomada do Ministério. Ela destacou que neste período foi feita uma busca de dados e boas práticas para valorizar, inclusive, os 30 anos de existência da Secretaria de Audiovisual.
Joelma tem uma sólida carreira como produtora executiva e criativa, com filmes premiados
A partir dessa valorização e reconstrução da pasta, foi iniciado o Plano de Diretrizes e Metas do Audiovisual Brasileiro, que será um mapa de navegação dos próximos 10 anos do audiovisual e participar de eventos como o Matapi acaba sendo um laboratório para a construção de Plano, pois a proximidade com as diferentes regiões do país enriquecem as políticas.
Como o Matapi colabora
Para a secretária, mercados como o Matapi trazem a discussão necessária para as práticas a partir da própria realidade - uma das vertentes do evento. Ela diz entender que o Norte está em um cenário de forte crescimento e que precisa ser ampliado.
Para a secretária, mercados como o Matapi trazem a discussão necessária para as práticas a partir da própria realidade - uma das vertentes do evento.
O Matapi acontece até sexta-feira (29/11), no Palacete Provincial, no Centro de Manaus, com painéis, mesas, minicursos, rodadas de negócios e pitchings.