ARTE KAIXANA

De Manaus para os EUA: desfile de moda indígena em Nova York

Estilista manauara indígena do povo Kaixana, Maurício Duarte apresenta a coleção ‘Tramas’ no evento. Ele e outros artistas indígenas estão em Nova York para a Semana do Clima 2023

Gabrielly Gentil
bemviver@acritica.com
17/09/2023 às 13:23.
Atualizado em 17/09/2023 às 13:23

Maurício Duarte, Thelma Assis e Dandara Queiroz na passarela da SPFW. As modelos vestem a coleção ‘Tramas (Foto: Reprodução)

No período em que todas as atenções estão voltadas para Nova York, onde acontece a Climate Week, semana dedicada às discussões das mudanças climáticas, artistas indígenas do Amazonas e Brasil embarcam nessa missão para participar de importantes eventos relacionados ao tema. 

Um dos eventos, o Ofrendas For The Planet, acontece neste domingo (17), às 5pm, no Culture Lab LIC. E o estilista manauara indígena do povo Kaixana, Maurício Duarte, é um dos convidados. Ele apresentará a coleção ‘Tramas’, que desfilou na última edição do São Paulo Fashion Week – SPFW. 

“Eu fui convidado para levar o desfile da coleção ‘Tramas’, que foi produzido praticamente todo no Amazonas, usando técnicas manuais e fibras naturais da nossa região, como o Tucum e o Arumã. Projeto realizado em Manaus e em São Gabriel da Cachoeira com a colaboração de associações de mulheres indígenas e grupos de artesãs”, destaca o artista.

Maurício ressalta que, pela representatividade que a marca vêm conquistando no mercado, o convite para participar desse evento surgiu direto de NY. “Nina Kantcheva Tushev é uma grande aliada dos movimentos e da causa indígena, e apoia para que possamos cada vez mais levar a arte para os EUA”. 

Primeira vez em NY

Essa é a primeira vez que o estilista amazonense vai para os EUA. O sentimento é de felicidade e realização por poder estar lá mostrando o que os artistas indígenas fazem de melhor no Brasil. 

“Me sinto feliz em poder ver que a arte, moda e artesanato estão sendo olhados da forma carinhosa, com respeito e valor, assim como para mim sempre foi.  A minha expectativa é poder cada vez mais levar o que acredito para mais pessoas verem e conhecerem. Só quem é do Norte, e trabalha com arte ou moda, sabe o desafio que é poder ter respeito, e valor nesse mercado tão delicado com as nossas histórias. Fico feliz por poder representar tantas mãos que construíram esse sonho comigo”, declara Duarte. 

Semana do Clima 

Além de Maurício Duarte, a cantora indígena amazonense Djuena Tikuna; a Cunhã-poranga do Boi Caprichoso Marciele Albuquerque; o DJ e ativista Eric Terena; a comunicadora e influenciadora digital Samela Sateré Mawé e o comunicador e influenciador indígena Tukumã Pataxó também marcam presença na Semana do Clima de Nova York de 2023 e, inclusive, no evento Ofrendas For The Planet. 

“A ideia é que possamos nos conectar para que a trilha sonora do desfile seja feita ao vivo, assim como em outros desfiles que tiveram da coleção ‘Tramas’. A Samela Sateré-Mawé, Tukumã Pataxó e a Marciele Albuquerque, que já desfilaram para a marca nessa coleção, também vão estar em NY e mais uma vez estaremos juntos para fortalecer nesse movimento, com a junção da moda e do ativismo”, destaca o estilista.

Discussões

Maurício ressalta que eles estarão em NY para a Semana do Clima 2023, na intenção de discutir sobre todas as coisas que afetam as suas vidas lá e no Brasil. “Entender a importância que nós, enquanto Amazônia, Brasil precisa estar também nessas discussões, e poder mostrar que para além das questões mais críticas, nós também estamos fazendo arte, moda, movimentando cadeias produtivas de forma sustentável e respeitosa com o meio ambiente. É inadmissível que essas discussões aconteçam sem a nossa presença (como aconteciam antes)”, pontua. 

“Dessa forma, nós podemos falar sobre as demarcações de territórios, sobre o apoio e a valorização dos saberes manuais e ancestrais para a continuidade de cuidados e proteção ao meio ambiente. Soluções ecológicas e até mesmo o movimento da economia criativa nas comunidades indígenas e ribeirinhas, tanto nos municípios do interior do Amazonas quanto nas aldeias localizadas em contexto urbano”, complementa.

Projetos

Após a volta de NY, Duarte se organiza para levar um projeto muito especial que está sendo feito em São Paulo no seu ateliê. “Mas ele fará parte de um espetáculo que acontecerá na Comunidade Indígena Três Unidos, do povo Kambeba em Manaus, assinarei o figurino do espetáculo  ‘Tempestade em Copo D'água’, que terá como elenco jovens da comunidade que são incentivados e apoiados pelo Projeto Gari”.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2025Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por