Turismo

Conheça praias inexploradas e paradisíacas do Amazonas

As praias de água doce do Amazonas revelam suas faixas extensas de areia. Aproveite as temperaturas mais altas do verão para se refrescar

acritica.com
14/09/2023 às 12:42.
Atualizado em 14/09/2023 às 12:42

(Foto: Divulgação)

A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) apresenta uma série de praias de água doce para aproveitar o verão e as altas temperaturas para se refrescar. O roteiro completo revela um conjunto de jóias escondidas na imensidão da bacia amazônica, a maior do planeta.

Entre os meses de junho a novembro, as águas do rio Negro recuam e dão origem a ilhas expansivas e vastas faixas de areia. É o cenário perfeito para o ambiente de praias deslumbrantes da areia branca, acariciadas pelas águas profundas do rio, criando um espetáculo verdadeiramente único e incomparável.

Os turistas podem verificar opções de passeios com agências turísticas cadastradas no site www.cadastur.turismo.gov.br ou buscar o roteiro, pelo WhatsApp, no chatbot Amazonas to Go, disponível 24h, todos os dias, pelo QR Code ou, ainda, em cartazes espalhados nos principais atrativos turísticos do Amazonas. 

Confira o roteiro

Praia do Iluminado 

A primeira parada é na Praia do Iluminado (a 56 quilômetros de Manaus), localizada no Parque Nacional de Anavilhanas. Esta pérola, aninhada nas margens do rio Negro, revela-se como um santuário de areias imaculadas em uma ilha que convida à contemplação. Para aproveitar este paraíso o acesso é feito somente de forma fluvial. Existem opções de passeios personalizados ou a alternativa de embarcar em barcos regulares operados pela Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (Acamdaf). 

Praia do Escondidinho 

A Praia do Escondidinho, como o próprio nome sugere, emerge das sombras do desconhecido para revelar-se como um santuário de serenidade. Nessa fusão entre isolamento e esplendor natural, essa praia assume a forma de um enigma a ser desvendado por aqueles que anseiam por escapar da rotina e vislumbrar a majestade inexplorada da região. Para acessá-la, é necessário providenciar um transporte fluvial. O transporte habilitado e seguro pode ser obtido junto a Acamdaf ou em transportadoras fluviais presentes no Cadastur ou no Amazonas to go. 

Praia Ponta das Lajes 

À medida que desvendamos as praias do Amazonas, uma preciosidade emerge com um perfil distintamente único: a Praia Ponta das Lajes, na zona leste de Manaus. Diferente das praias frequentadas por turistas, o ambiente é menos frequentado durante a semana. 

Localizada na rua desembargador Anísio Jobim, Colônia Antonio Aleixo, a praia se destaca por sua vista privilegiada do Encontro das Águas, um espetáculo natural que une as águas dos rios Negro e Solimões. No local, o executivo municipal planeja construir o Parque Encontro das Águas Rosa Almeida.

Guias de turismo podem ser contatados para uma experiência ainda mais interessante e segura, pelo Amazonas to go. O acesso a este refúgio é realizado por uma trilha que se estende até a praia, criando uma sensação de uma jornada única em direção à natureza. 

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
Portal A Crítica - Empresa de Jornais Calderaro LTDA.© Copyright 2023Todos direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por